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CSC: Planejamento, Implantação, Automação e Evolução de Centro de Serviços Compartilhados

Ministrado por Carlos Magalhães

7 e 8 de maio de 2020

DISPONÍVEL TAMBÉM VIA WEBINAR

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) permitem centralizar a execução de diversas atividades meio em uma única unidade. A implementação dos CSCs tem orientado o ganho de eficiência e a reestruturação de grandes empresas no Brasil e no mundo. A sua implementação e gestão adequadas asseguram melhor desempenho da estrutura organizacional, propiciando importantes reduções de custos, racionalização de processos e intensificação de controles.

O CSC permite um aumento relevante de produtividade e estabelece flexibilidade para incorporação de novas unidades de negócios e serviços. Para garantir a implementação e a gestão bem sucedida dos CSCs, são necessários cuidados com os modelos de processos organizacionais e tecnológicos.

Participe deste evento de Capacitação InterNews que apresentará o passo a passo para o planejamento, a implementação e o aprimoramento do CSC. Saiba como identificar oportunidades de ganhos, mitigar riscos, reduzir a possibilidade de imprevistos, identificar o melhor modelo para a sua empresa e evitar perda de controle e insucessos no processo de implementação.

Instrutor

Carlos Magalhães

MBA em Administração Geral e Estratégia pela FGV GVpec ; Especialização em Gerenciamento de Redes e Serviços de Telecomunicações – Telecommunications Research; Pós-Graduação em Administração pela Fundação Vanzolini – USP ; Graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC – UNESP

  • Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Treinamento e assessoria para várias empresas em diversos ramos de atividade de negócio. Relacionamento com mais de 220 Centros de Serviços no Brasil e América Latina.
  • Sócio-diretor da empresa Xcellence & CO., líder da prática de especialização de Serviços Compartilhados, líder da prática de Transformação Organizacional.
  • Gestor de Negócios com forte atuação em Planejamento, Estratégia Corporativa e Tecnologia da Informação.
  • Conselheiro de empresas em fase de implantação e melhorias no modelo operacional de Centro de Serviços Compartilhados e reestruturação organizacional.
  • Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos corporativos de alinhamento entre a área de Tecnologia as áreas de negócios visando redução de custos, geração de valor, otimização dos processos e crescimento sustentado do negócio. Experiência adquirida em empresas como Deloitte, Cognos do Brasil e atualmente Xcellence& CO. e CAP Magalhães Assessoria Empresarial somando-se mais de 147 projetos com foco em gestão;
  • Destacada liderança na condução e alinhamento estratégico da área de Tecnologia da Informação com as demais áreas de negócios, tais como: Finanças, Planejamento, Recursos Humanos, Supply Chain e Produção.
  • Hábil nos modelos Cobit, ITIL, ISO, CMM, PMI, ISO 17799, Gestão de Riscos: SOX e Ferramentas para tomada de decisão como Corporate Performance Management e Balanced ScoreCard.
  • Experiência em Implantação de Soluções ERP (Datasul, Microsiga, Oracle, SAP), CRM e BI/CPM/EPM.
  • Principais Clientes / Projetos: Envolvimento em mais de 90 projetos corporativos em empresas líderes de seus segmentos incorporando e aportando experiências em gestão e resultados. Alguns clientes destacados: Albrás; Villares Metals; CSN; InPev; Clariant; RANDON; BOSCH; Grupo Silvio Santos; Grupo Votorantim; Grupo Imagem; Grupo Marquise; Grupo Edson Queiroz; Boeringher Ingelheim do Brasil; Marítima Seguros S/A; Porto Seguro;UNIMED Ribeirão; Medial Saúde: Banco Itaú, Banco ABN- Real, Grupo Veolia; Hospital São Camilo; Hospital Israelita Albert Einstein; Santa Casa de Porto Alegre; Hospital Sírio Libanês; VARIG E FRB-Par; CCR – Companhia De Concessões Rodoviárias; Camargo Correia; Andrade Gutierrez; Telemar; Embratel; GVT, Centro Universitário São Camilo; Universidade de São Paulo, Universidade Metodista, Instituto Marista de Ensino, Federação das Indústrias do Amazonas – FIEAM, SICOOB-PR, Federação das Indústrias da Bahia – FIEB e MRV Engenharia.

PROGRAMA

  • Visão Geral do Treinamento
  • O CSC e o ambiente de mercado atual
    • Direcionadores e motivadores para criação de um Centro de Serviços Compartilhados
    • Conceito de Serviços Compartilhados
    • Vantagens da criação do em ambiente de Serviços Compartilhados nas organizações
    • Benefícios do CSC
    • Porque CSCs falham?
  • Os 4 elementos fundamentais do CSC
    • O modelo Organizacional
    • O modelo de Negócios
    • O modelo de Processos
    • O modelo Tecnológico
      • Como utilizar as Tecnologias da Transformação Digital corretamente em um CSC para obter resultados tangíveis
    • Como CSCs falham?
  • Planejamento um Centro de Serviços Compartilhados
  • Abordagem para um projeto CSC
    • Iniciando discussões: Por que?
    • Processo de Criação
    • Evolução dos centros de serviços
    • Formação de Equipes
    • Decisão sobre quais processos podem ser Compartilhados?
    • Escopo de Serviços
    • A Identidade do CSc na organização
  • O Business Case – Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica
    • Porque meu Business Case não consegue atingir os resultados financeiros calculados?
  • Abordagem Metodológica para CSC
  • Gerenciamento do Projeto
  • Localização e layout de um CSC
  • Processos e Controles
    • Premissas do Processo: Padronização, Flexibilidade e Controle
    • O Redesenho de processos para Serviços Compartilhados
    • Aderência tecnológica aos processos para automação
  • Estratégias   de Implantação
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente
    • Porque fazer a Gestão de Relacionamento com Cliente?
    • Acordo de Nível de Serviços: SLA / SLO
      • O Catálogo de Serviços
      • Conteúdo de um Service Level Agreement (SLA)
      • Como tornar um SLA efetivo em sua operação no dia a dia
    • Métricas para Serviços Compartilhados
    • Precificação para CSCs
      • Tipo, métodos, punições e bonificações
  • A Gestão da Mudança (Change Management)
    • Do que se trata Change Management: O Desafio da Mudança
    • Por que gerir a mudança?
    • Como administrar a resistência a mudança
    • O comportamento do Ser humano no processo de comunicação empresarial
    • Passos para um processo de Mudança bem-sucedido
    • Estratégia de Treinamento – Tipos de treinamentos para Serviços Compartilhados
  • Organizando um Projeto de Implantação para CSC – Papeis e responsabilidades
  • Habilidades e Competências de um líder CSC
  • CSC – Visão de Futuro
    • Como CSCs evoluem e as expectativas da organização
    • O futuro do CSC: um modelo em constante transformação e adaptação
  • Extra – Demonstração de ferramentas tecnológicas de 4ª geração para automação de processos em Serviços Compartilhados e sua vantagem na gestão e controle da operação.