Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Compliance, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Legislação e Contratos, Processos Corporativos, Recursos Humanos, Seminário

Mecanismos de Integridade: como adequar a sua empresa ao sistema regulatório de compliance em vigor

26 de agosto de 2019

O aprimoramento de mecanismos de integridade efetivos precisa ser uma prioridade constante. A construção e a preservação de um ambiente negocial integro permite às empresas melhores condições para focar e lidar com os seus riscos estratégicos.

Exemplos como os da Petrobrás, que conseguiu virar o jogo, demonstram que a implementação de Mecanismos de Integridade devem, sem engessar os objetivos da empresa, ser rigorosos e efetivos no combate à corrupção e fraudes. Além de fortalecer a transparência e a ética no âmbito da cultura corporativa, uma política adequada de governança e de compliance  preserva a imagem da empresa e evita as consequências de atos lesivos de funcionários ou de terceiros colaboradores.

Participe deste Seminário InterNews, que reúne os mais renomados profissionais na estruturação e implementação de Mecanismos de Integridade. Conheça a experiência de Mario Vinicius Spinelli e de Marcio Campanelli em investigações internas e em governança, implementadas em diversas entidades, entre elas na Petrobras. Aprimore políticas que reforçam mecanismos efetivos de compliance. Atualize as medidas disciplinares e de resolução de conflitos na sua empresa.

Programa

8h00 – Credenciamento

8h30 – O Aprimoramento de Políticas de Governança que Reforcem Mecanismos de Integridade

Marcio Campanelli
Chefe de Governança Corporativa da Petrobras desde setembro de 2018, foi chefe de Compliance da Petrobras de 2015 a 2018. Ex-chefe de Compliance do Itaú-Unibanco. Mestre em Business Administration pelo London Business School.

9h50 – Coffee break

10h10 – Ações que Potencializam a Consistência do Programa de Compliance

Reynaldo Goto
Chefe de Compliance da BRF, foi director de Compliance da Siemens. Na Comissão de Compliance do IBGC, coordenou a elaboração do Guia de Compliance.

11h30 – Aspectos Críticos da Aplicação de Medidas Disciplinares

Regina Barbosa Haddad
Coordenadora de Compliance Brasil, Oriente Médio e África da LATAM Airlines Group. Certified Expert in Compliance (CEC) pelo ARC Institute, certificada em Anti-Suborno e Corrupção pela Thomson Reuters, Especialista em Direito Empresarial pela PUC-PR, membro da Comissão de Compliance da Instituto dos Advogados do Brasil e Compliance Women Committee.

12h40 – Almoço

14h00 – Práticas Eficazes para Conduzir Investigações Interna

Mario Vinícius Spinelli
Ouvidor-Geral da Petrobras. Foi o primeiro Controlador-Geral do Município de São Paulo, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Secretário de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas da CGU e Conselheiro do COAF. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU. Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Professor do curso de Pós-Graduação em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos, da UFLA-ESAF. Professor Convidado do Curso de Extensão em Compliance da PUC-RJ. Professor do Curso de Pós-graduação em Compliance pelo CPEC/Universidad Castilla La Mancha.

15h20  – Como Desenvolver Programas Efetivos de Compliance

Luiz Augusto Fraga Navarro
Sócio fundador da Hage, Navarro, Fonseca, Suzart e Prudêncio Consultoria em Compliance e do escritório Hage & Navarro Sociedade de Advogados. Foi Ministro-chefe da CGU, Membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

16h30 – Coffee break

16h50 – Identificação e Mitigação de Riscos (Operacionais e Estratégicos)

Adriano Vargas
Sócio da PwC Brasil para Investigações Corporativas, Prevenção a Fraudes, Compliance Anticorrupção e Gestão de Riscos Corporativos. MBA em Administração pelo Baruch College, de Nova York.

18h00 – Encerramento