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CSC: Automação, Estratégia e Monitoramento de Processos em Serviços Compartilhados

Ministrado por Carlos Magalhães e Claudio Ferreira

7 e 8 de agosto de 2019

Para a maioria das organizações a jornada de Serviços Compartilhados tem sido uma “evolução”. Muitas procuram formas de levar seus Centros de Serviços Compartilhados a um próximo nível de eficiência operacional e de parceria com as unidades de negócios.

Independentemente do estágio de desenvolvimento e de maturidade de seus CSCs, as companhias buscam garantir que estão obtendo o maior valor possível a partir de seus processos, tecnologias e equipe de trabalho.

A pressão contínua por redução de custos, melhores controles e adequação às demandas da organização com serviços de qualidade e no prazo, continuam como o principal direcionador estratégico a ser alcançado.

A automação e o monitoramento de processos em CSCs permite identificar e solucionar inúmeros desafios que se apresentam aos gestores, tais como:

  • Baixa satisfação de clientes e fornecedores sem efetiva gestão
  • Prazos de entregas variáveis
  • Qualidade de serviços não definidas ou não percebidas
  • Complexidade decorrente das diversas ações sobrepostas para atenderem às mudanças de demandas
  • Ambiente ainda inadequado para controles eficientes
  • Necessidade de provar estabilidade para aprovação de planos de crescimento
  • Diversidade de opiniões quanto à oportunidades de melhorias
  • Falta de priorização das oportunidades de melhorias

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e entenda como exercitar o fundamento da excelência em gestão por processos, automação e conceitos de Serviços Compartilhados. Conheça os conceitos e cases práticos necessários para identificar, modelar e realizar simulações de processos em uma ferramenta BPMS. Saiba como utilizar ferramentas de automação de processos na prática e implemente estratégias de trabalho baseadas na melhoria contínua, com redução de custos e desenvolvendo uma cultura de serviços.

DIFERENCIAIS DO TREINAMENTO

  • A experiência de prática vivencial em projetos e gestão operacional e a visão de negócios dos profissionais torna o treinamento um ambiente propício para troca de ideias, experiências, boas práticas e lições aprendidas
  • Metodologia – O método é baseado em 3 pilares de conhecimento: TEÓRICO (embasamento teórico), PRÁTICO (experiência de campo) e COMPORTAMENTAL (simulações e competências do profissional)
  • Exposição dialogada – O Instrutor fomenta discussões em sala de aula, promovendo o esclarecimento de eventuais dúvidas de ordem prática
  • Dinâmicas e exercícios – Todos os treinamentos possuem algum tipo de dinâmica em grupo, exercício e/ou simulações, com o cuidado em ambientar uma vivência o mais próximo da realidade e a permitir que os participantes tenham uma visão de todo o contexto

PÚBLICO ALVO

Gestores Organizacionais e de Serviços Compartilhados, de Planejamento e Gestão, Gerentes e Coordenadores da Qualidade, Gestores de Processos, Analistas de Processos, Analistas de Negócio, Gerentes de TI, e demais profissionais interessados em entender os conceitos e benefícios de uma Gestão de Processos em nível estratégico/organizacional

INSTRUTORES

Carlos Magalhães

Assessor corporativo, especialista em reestruturação empresarial e com notória referência em gestão, implantação e no estudo e inovação do modelo Serviços Compartilhados com reconhecimento internacional. Atua ativamente em projetos e assessorias em projetos de Serviços Compartilhados e Reestruturação e Organização além de ministrar palestras e cursos sobre o tema. É o autor do livro “CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS – Estratégia para Maximizar o Valor de sua Organização – 2ª. Edição”

Claudio Ferreira

Profissional com mais de trinta anos de experiência na área de tecnologia de informação, gerenciamento, planejamento, desenvolvimento de sistemas para os setores de comunicação, energia, distribuição, finanças, recursos humanos e saúde, participando de projetos de ERP e BI, com foco na integração e automação de operações. Coordenou equipes nas soluções de ERPs PeopleSoft e SAP, BI IBM-Cognos e BW-SAP, CRM – Salesforce, BPMS – SoftExpert e Governança de TI.

OS PARTICIPANTES DEVEM LEVAR NOTEBOOK PARA USO DURANTE O CURSO

PROGRAMA

Módulo 1 | Conceitos Fundamentais estruturados e estratégicos

  • Processos e seu relacionamento com a estratégia organizacional
  • O processo na organização
  • Como identificar melhorias no processo
  • BPM – Gerenciamento de Processos de Negócio /Business Process Management
  • BPMS – Business Process Management System /Suite BPM
  • RPA – Robotic Process Automation
    • Ganhos e benefícios obtidos com o uso correto destas ferramentas

Módulo 2 | Gestão de Processos e Melhoria Contínua na prática

  • Definindo a tecnologia para seu processo
  • Cálculo do esforço e ociosidade para gestão do desempenho
  • Simulação para balanceamento de seu processo
  • Como tornar seu processo estruturado, integrado e monitorado
  • Integrando a cadeia operacional (empresa, clientes e fornecedores) em seu fluxo de informação
  • Monitoramento com Indicadores de Gestão: Custo, Qualidade, Eficiência

Módulo 3 | Interação e Exercício prático

  • Nesta fase o participante exercitará na prática como simular ambientes utilizando ferramentas de automação de processos:
    • Desenho, criação de regras de workflows e publicação de formulário eletrônico em Portal WEB e Mobile.
    • Simulação de um ambiente operacional empresa/fornecedor através da gestão de uma Central de Cadastro envolvendo algumas soluções como:
      • Digitalização de documentos
      • Assinatura eletrônica
      • Produtividade e mobilidade com o uso de acesso mobile
      • Workflow e alertas para monitoramento e aprovação