Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

E-commerce, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Inovação, Seminário, T.I - Tecnologia da Informação, Tecnologia, Varejo, Vendas & Comercial

Varejo 4.0: os desafios da transformação digital

11 de junho de 2019

Embora ainda atrasado em relação a outros mercados importantes do mundo, o processo de transformação digital tem avançado no varejo brasileiro. As empresas têm abandonado conceitos da loja tradicional e passam a apostar nos canais digitais, no omnichanel, na inteligência digital e  no Big Data e Analytics, entre outras tecnologias e soluções.

Liderada pelos grandes players, a transformação digital está estabelecendo novos padrões de competitividade para o setor. A digitalização passa a fazer parte da gestão estratégica das empresas que querem sobreviver à persistente estagnação da economia brasileira. O novo consumidor, cada vez mais conectado, exigente e informado, está redefinindo e modificando profundamente o varejo em todo mundo.

Participe deste Seminário InterNews, que reúne renomados especialistas do setor varejista, para entender os possíveis caminhos e desafios da transformação digital. Saiba a importância deste processo para o varejo em tempos de crise. Compreenda porque a conversão da rede tradicional não significa o fim do varejo físico, mas a união entre o físico e o digital num mesmo espaço. Conheça as principais tecnologias que estão mudando o varejo tradicional.

Programa

8h30 – Credenciamento

9h00 – O varejo brasileiro em 2019: o futuro chegou

  • O que esperar da economia brasileira
  • A digitalização do varejo em tempos de crise

Ricardo Pastore
Coordenador do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM

10h10 – Coffee break

10h30 – Magazine Luiza: Passo a passo para converter uma rede tradicional em uma tech company

  • Luiza Labs, laboratório de inovação da rede
  • Plataforma digital sem fronteiras entre o físico e o virtual
  • Novos parceiros de negócios
  • Investimento em ferramentas digitais
  • Digitalização das lojas
  • Engajamento do consumidor

Fábio Gabaldo
Diretor comercial de Tecnologia e Serviços Digitais do Magazine Luiza

11h40 – Repercussões da Black Friday: como a experiência brasileira mudou o varejo

  • Mudança de comportamento do consumidor
  • Efeitos sobre o calendário varejista

Alberto Guerra
Professor da FGV, mestre e pesquisador da Black Friday no Brasil

12h40 – Almoço

14h00 – Carrefour: a busca pela liderança do e-commerce de alimentos

  • O novo consumidor
  • Potencial de crescimento do e-commerce alimentar
  • Desafios da jornada do cliente
  • Soluções de pagamento digital
  • Parceria com o Rappi

Bruno Machado
Diretor E-Commerce Food do Carrefour

15h10 – Novas tecnologias para o varejo

  • Varejo contemporâneo e os desafios da transformação digital
  • Qual o impacto da transformação digital no varejo
  • Como as novas tecnologias habilitam a transformação digital do varejo
  • Quais as principais tecnologias de transformação no varejo contemporâneo
  • Alguns casos para reflexão
  • Olhando a frente, o que esperar?

Enio Garbin
Executivo líder da área de Soluções para o Varejo e Bens de Consumo da IBM Brasil

16h30 – Coffee break

16h50 – O Varejo na Era da Experiência e da Transformação Digital

Ricardo Guinâncio
CEO e Founder de O Negócio do Varejo, diretor de Varejo da ABcomm (Associaçao Brasileira de Comércio Eletrônico) e vice-presidente de Parcerias Estratégicas de Popai Brasil (marketing de varejo)

18h00 – Encerramento