Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Conjuntura Econômica, Economia, Gestão Estratégica, Seminário

A Retomada do Crescimento Econômico e Os Desafios do Governo Bolsonaro

28 de janeiro de 2019

O crescimento da economia brasileira poderá se aproximar dos 3% em 2019. Para tanto será necessário o governo Bolsonaro demonstrar boa capacidade político-administrativa e iniciar logo um forte programa de ajuste fiscal.

Um fator que favorece a retomada de crescimento robusto nos próximos anos são as próprias expectativas positivas geradas durante a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. A bolsa subiu e o real se valorizou. Também é relevante a inflação estar sob controle e as contas externas, em situação confortável.

O nó górdio do déficit orçamentário, da dívida pública crescente, da trajetória insustentável de gastos com previdência e da situação de quase insolvência de alguns Estados e Municípios  representa entretanto um imenso desafio que precisa começar a ser desatado.

Participe deste Seminário InterNews para melhor avaliar se os planos de ajuste fiscal e outras medidas de política econômica serão capazes de restabelecer a confiança do mercado e criar condições para a retomada robusta do crescimento econômico.

Serão criadas condições para 3% de crescimento do PIB em 2019?

Qual será a relevância do programa de privatizações?

Reformas previdenciária e tributária substantivas serão aprovadas pelo Congresso?

Receitas não recorrentes poderão praticamente zerar o déficit primário em 2019?

Quais reformas microeconômicas serão importantes para criar um ambiente amigável ao investimento privado?

Conferencistas

Roberto Castello Branco

Presidente indicado da Petrobras, é integrante da equipe de transição do governo Bolsonaro. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da FGV e Post-Doctoral Fellow in Economics, pela Universidade de Chicago, EUA. Foi Presidente Executivo do IBMEC, Diretor do Banco Central do Brasil, Professor da EPGE/FGV e Diretor Executivo de instituições financeiras e Diretor de Relações com Investidores e Economista Chefe da Vale S.A.. Participou do Conselho Diretor de várias entidades de classe ligadas ao mercado de capitais, mineração, comércio internacional e investimento direto estrangeiro. É autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência brasileira”, ed. Fundação Getulio Vargas.

Claudio Contador

Ph.D. em Economia, Universidade de Chicago, EUA. Diretor da SILCON Estudos Econômicos. Professor Titular de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro de conselhos de empresas e instituições  no Brasil e exterior

Paulo Kramer

Professor de Ciência Política da Universidade de Brasília e consultor da Kramer e Ornellas. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. Colaborou no Grupo de Brasília do candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

Paulo Tafner

Economista e pesquisador da Fipe/USP. Foi Subsecretario de Fazenda do Rio de Janeiro, diretor do IBGE e coordenador de Grupo de Previdência do IPEA. Tem dezenas de textos publicados e autor de vários livros sobre a questão previdenciária. Foi um dos coordenadores, junto com Armínio Fraga, de uma ampla proposta de Reforma da Previdência que foi entregue ao Presidente Eleito Jair Bolsonaro.

Participe deste Seminário InterNews para melhor orientar as suas decisões empresariais