Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Legislação e Contratos, Processos Corporativos, Seminário, Tributário, Tributos

eSocial: como se adequar às obrigações e evitar multas

11 de junho de 2018

Após sucessivas prorrogações, o eSocial entrou em vigor em janeiro de 2018 para empresas com faturamento em 2016 superior a R$ 78 milhões. Para as demais empresas privadas, entra em vigor em julho próximo.

A complexidade das obrigações e a abrangência dos dados informados demandam adequação criteriosa por parte das empresas, para evitar autuações e multas.

O Fisco através do eSocial amplia significativamente a sua capacidade de obter informações dos contribuintes, sem a necessidade de envio de fiscais às empresas.

A entrada em vigor das novas obrigações ocorre de forma gradual. Para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões, o próximo passo de implantação, que vence em julho, é a substituição da GFIP (guia de informações à Previdência Social).

O eSocial consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista contratado no Brasil. Há ainda muitas dúvidas sobre o lançamento das informações. Considerando que os arquivos eletrônicos do eSocial poderão ser compartilhados entre órgãos do governo, alguns pontos merecem mais atenção diante do risco de penalidades.

Participe deste Seminário InterNews e avalie melhor as novas obrigações do e-Social. Saiba como se adequar às novas determinações legais em vigor. Veja como ajustar procedimentos internos e implementar novas rotinas para evitar autuações e multas.

Programa

8h30 – Credenciamento

9h00 – A visão do contribuinte sobre o e-Social e melhores práticas de adequação

Jorge Luiz Gonçalves Rodrigues Segeti
Diretor do SESCON-SP, professor universitário, pós-graduado em Administração e Controladoria, bacharel em Ciências Contábeis

 10h20 – Coffee break

10h40 – As exigências para implantação: erros que a sua empresa deve evitar diante do eSocial

Renata Seldin
Diretora da TOTVS CONSULTING, atuando como líder das práticas de Obrigações Legais e Gestão de Pessoas & Modelos de Trabalho. Possui 18 anos de experiência como consultora em projetos de implantação de processos de RH, do eSocial, Reinf e outros projetos do SPED. É formada em Engenharia de Produção pela UFRJ com mestrado em gestão da mudança e doutorado em gestão da inovação pela COPPE/UFRJ.

Glaucia Brolo Attuy
Gerente sênior da TOTVS CONSULTING, graduada em Ciências Econômicas pela UEM com curso de Pós-graduação em Administração de Negócios pelo Insper (IBMEC – SP). Possui 11 anos de experiência generalista na área de RH e consultoria de gestão de projetos, desenvolvendo projetos de estratégia, mapeamento de processos, redesenho organizacional, investimento em capital humano (gestão de mudança, gestão por competências e remuneração), implantação de ERP para RH, Diagnóstico e Preparação para o eSocial e Reinf.

12h10 – Almoço

13h40 – O cronograma de implantação e os cuidados no cumprimento de cada obrigação

Fábio Lira
Diretor Presidente da BR Audit & Consulting S/S. Delegado do Instituto dos Auditores Independente do Brasil (IBRACON). Pós Graduado em Auditoria e Controladoria (UNIPÊ).

15h00 – Os riscos de penalidades – Como reduzir os riscos nas áreas trabalhista e previdenciária

Gabriella Valdambrini
Gerente da área de Direito Trabalhista de Gaia Silva Gaede Advogados. Assessora clientes em assuntos relacionados ao Direito Individual e Coletivo do Trabalho, assim como em processos administrativos e judiciais. Com mais de 10 anos de experiência, atende empresas de diversos setores econômicos.

16h20 – Coffee break

16h40 – E-social e seus impactos com a exposição de informações

  • O que deve ser transmitido

Valter Shimidu
Sócio da área Trabalhista e Previdenciária da KPMG no Brasil. Vice-presidente da Comissão Jurídica da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil. Conduziu projetos de implementação de e-Social e EFD-REINF.

18h00 – Encerramento