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Capacitação, Gestão Corporativa, Processos Corporativos, Recursos Humanos

Atuação do Business Partner: Como otimizar a consultoria interna de RH

Ministrado por Marcelo Egéa

17 e 18 de julho de 2018

Ao ​estimular a implementação​ ​de uma postura de ​Business Partner ​ (BP) em suas áreas de RH e gestão de pessoas​, as empresas buscam um alinhamento com a dinâmica ​do negócio ​e os objetivos ​da organização. A implementação eficaz de práticas de Business Partner adquiriu ​ainda ​maior relevância com a ​recente ​Reforma Trabalhista.

​Não é mais aceitável que o profissional de RH se limite a fazer apenas o “meio de campo” entre as estruturas corporativas de RH e os Gerentes de Linha, que estão em contato direto com os Colaboradores. É imprescindível que o novo profissional de RH não só conheça a dinâmica e os objetivos organizacionais, como se prepare para atuar implantando projetos, mudando a cultura e redesenhando a organização. O profissional de RH, atuando como Business Partner​, ​​assume um papel ativo para garantir que a empresa atinja os resultados planejados.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e compreenda os desafios das funções de Business Partner em RH. Saiba como desenvolver suas competências para​:

  • ​C​riar parcerias
  • ​I​nfluenciar e ​f​alar a linguagem do negócio
  • Estrutu​rar​ sua rotina e ​atuação dentro de um conceito de ​C​iclo ​C​onsultivo

Instrutor

Marcelo Egéa

CEO da SerTotal, empresa de consultoria com sede em São Paulo, Brasil, é Psicólogo, com Pós-graduação em Gestão Industrial (Fundação Vanzolini – Poli USP – SP), Coach (ToGrow Model – PDI e Neurocoaching – Neuro Leadership Group), Certificado em Everything DiSC. Com mais de 31 anos de experiência em Recursos Humanos, atuou em empresas líderes como Alpargatas, Blockbuster e Merrill Lynch. Organizou por 09 anos as rodadas brasileiras do Global Management Challenge, uma competição internacional baseada em simulação de negócios, presente em mais de 30 países. Desde 2000 tem desenvolvido projetos para empresas líderes como Ericsson, GM Financial, Grupo Tigre, Daiichi-Sankyo, Pfizer, Japan Tobacco International (JTI), DuPont, Gerdau, Visa, SNC Lavalin, Unisys, Itaú-Unibanco e Santander, entre outras.

PROGRAMA

I. Por que Parceiro Estratégico (Business Partner) e não Consultor Interno?

  • Aprendendo a olhar com os olhos do negócio
  • Por que querer ser estratégico não basta
  • O que se exige de um Business Partner (BP)
  • Avaliando seu perfil pessoal para atuar como um Business Partner
  • Onde o seu perfil pessoal ajuda e onde ele atrapalha seu trabalho como BP

II. Estruturando a ação de Business Partner

  • Posicionando-se como um Parceiro e abrindo a porta
  • Serviço, conselho ou parceria?
  • O diagnóstico inicial como elemento de construção da parceria
  • Definindo as ações e conseguindo o apoio (sponsorship)
  • Os riscos e oportunidades da implementação
  • A falha não é o que o cliente mais odeia
  • Como transformar cada projeto em capital de relacionamento

III. Atingir o objetivo proposto

  • Estratégias para conseguir atingir o objetivo
  • Por que tudo começa com uma boa pergunta
  • Saindo do ciclo vicioso das afirmações
  • As perguntas consultivas e a relação com o cliente
  • Quando as perguntas não bastam

IV. Construir o relacionamento para garantir resultados

  • O processo de construção de confiança e a capacidade de influência
  • Por que gerenciamento do tempo ajuda a construir relacionamento
  • Como transformar todos os momentos em oportunidades de relacionamento
  • Fazendo do cliente seu maior aliado
  • Como ser um facilitador
  • Ajudar o seu cliente a pensar no futuro
  • As Leis do Sucesso de um Business Partner: como mantê-las sempre presentes
  • Parceiro de Negócio: um mundo de oportunidades