Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Private Equity: Saiba como captar recursos dos fundos

4 de julho de 2007

Recursos de Fundos de Private Equity são uma das melhores alternativas para empresas que demandam capital para viabilizar novos projetos que fortaleçam sua posição no mercado. Este meio de captação de recursos para investimentos vem sendo cada vez mais utilizado por grandes, médias e pequenas empresas de capital fechado, dos mais diversos setores da economia.

Os Fundos de Private Equity foram responsáveis em 2006 por um aporte de US$ 5,5 bilhões em empresas brasileiras. Até o final de 2007 estima-se que esse número dobre. A grande liquidez internacional tem provocado uma corrida desses fundos por boas oportunidades de aplicação de recursos no país. Com a queda das taxas de juros, os fundos de pensão também passaram a dirigir, para este tipo de aplicação, recursos que antes aplicavam em títulos de renda fixa.

Este é o momento de agir se a sua empresa tem bons projetos e precisa de capital de terceiros para colocá-los em prática. No entanto, a captação de recursos de Fundos de Private Equity requer procedimentos de certa complexidade em planejamento e execução. Demanda ainda conhecimento sobre como lidar e negociar com os gestores destes fundos, antes, durante e depois do aporte de recursos.

A sociedade com Fundos de Private Equity pode ainda se constituir em um primeiro passo premeditado para empresas que tenham interesse em ganhar maior visibilidade no mercado de capitais, preparando-se para uma posterior abertura de capital, através de IPOs. Os fundos oferecem recursos de longo prazo necessários para a empresa melhor se estruturar e obter condições mais competitivas para entrar no mercado de ações.

Participe deste Seminário InterNews e saiba o que torna uma empresa atraente para os investidores de Private Equity. Conheça também as melhores práticas de relacionamento com os gestores dos fundos.

A boa prática da governança, por exemplo, é um dos itens fundamentais para as empresas se desenvolverem com estes capitais de terceiros, que são oferecidos por um número cada vez mais numeroso de gestores de Fundos de Private Equity. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamenta requisitos de transparência administrativa para empresas com este tipo de aporte.

Os Fundos de Private Equity estão por trás de algumas das recentes expansões de negócios dos principais negócios do país em diversos setores, como o ferroviário (ALL), a indústria de cosméticos (Natura) e o setor aéreo (Gol).

PROGRAMA


08h30    Credenciamento

09h00    Panorama geral sobre as políticas de aplicação e de monitoramento dos investimentos dos Fundos de Private Equity

Luiz Eugenio Junqueira Figueiredo
Economista, é sócio diretor da Rio Bravo Investimentos, atuando na área de private equity e venture capital. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP)


10h30    Coffee break

10h50    O desafio de atrair investimentos de Fundos Private Equity: a visão dos investidores

Wagner Pinheiro de Oliveira
Presidente da Petros – Fundação Petrobrás de Seguridade Social


12h10    Almoço

14h00    Como desenvolver um business plan com o propósito de captar recursos de Private Equity

Jorge Sawaya
Sócio da PricewaterhouseCoopers

15h20    Aspectos jurídicos das relações com os Fundos de Private Equity

Henry Sztutman
Sócio da área empresarial do Pinheiro Neto

16h20    Coffee break

16h50    Case Localiza: Os resultados obtidos com recursos de Private Equity

Silvio Guerra
Diretor de Relações com Investidores da Localiza


18h00    Encerramento