Realizados, Seminário
Digitalização de Cheques
10 de dezembro de 2007
A implantação da truncagem de cheques e outros documentos constitui uma grande oportunidade para os bancos elevarem sua eficiência operacional e para os profissionais que desejarem trabalhar em um novo cenário de inovação. Isso porque não se trata somente de digitalizar os papéis e sim racionalizar sua circulação dentro de cada banco e entre bancos – e desta forma implantar mudanças nos fluxogramas, nos organogramas e no perfil dos profissionais envolvidos.
Alguns bancos já estão totalmente prontos para a implantação da truncagem. Eles digitalizam os cheques para processamento interno e estão aptos para o novo sistema, em pessoal, fluxogramas, equipamentos. É necessário que esta preparação seja feita agora, pois a questão da legislação pertinente está na reta final. O projeto encontra-se no Senado, paralisado pelas turbulências políticas, mas provavelmente estará no primeiro lote de novas aprovações.
A mudança terá efeitos sobre o perfil dos profissionais que trabalham na tramitação de documentos nos bancos e na compensação de cheques. Algum treinamento será necessário para os bancos que ainda não se posicionaram.
O seminário vai analisar o debate do marco regulatório no Senado Federal, as dificuldades ou facilidades da adaptação dos bancos, os ganhos em redução de custos, agilidade e segurança das operações.
Nas instituições financeiras, que em vários aspectos ostentam excelência global, o back office deixa a desejar. Para melhorar isso, o Banco Central pretende levar a modernidade e tecnologia também a esta área, generalizando um sistema de digitalização de cheques – para o qual já há uma experiência internacional usada com proveito e para a qual alguns bancos no Brasil já estão se preparando.
A digitalização, ou truncagem, reduzirá fortemente as estruturas necessárias para este trabalho, o que agilizará as relações entre agências e sedes bancárias. Cabe agora ao BC definir regulamentações para digitalização de cheques, e ao Poder Legislativo concluir a definição do marco regulatório.
Os fabricantes de ATMs estão introduzindo nas máquinas dispositivos para digitalizar os cheques e documentos, tornando imediata sua transferência para os respectivos bancos.
Participe deste segundo Seminário InterNews – Banco Hoje sobre a truncagem e se atualize sobre o processo de modernização do back office das instituições financeiras, o qual requer muito mais do que equipamentos. Será necessário um investimento expressivo no curto prazo na formação intensa e acelerada de recursos humanos. Novos produtos bancários serão viabilizados por esse sistema.
Este evento conta com as participações de diretor do Banco Central, de diretores de instituições financeiras e de empresas que terceirizam tarefas do setor. Saiba adotar uma estratégia compreensiva para a modernização do back office e para a truncagem de cheques. Invista em ganhos de produtividade neste setor e obtenha expressivas reduções de custos e vantagens competitivas.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Parte 1 A truncagem no contexto da modernização dos pagamentos bancários, com a adoção crescente de meios eletrônicos
José Antonio Marciano
Chefe de Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central
10h15 Coffee break
10h40 Modernização do Back Office e as alternativas eletrônicas do cheque
Maurício Ghetler
Diretor da MG Systems
12h00 Almoço
14h00 Como os bancos devem se preparar para a implantação da truncagem
- O que muda na estrutura da compensação dos bancos e perfil das equipes com a implantação da truncagem
Daniel Edelmuth
Atuou por 12 anos no Banco Nossa Caixa, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente de Tecnologia, foi o precursor de três projetos especiais: a implementação do sistema único de clientes, o desenvolvimento da mesa de operações e o sistema de inteligência de negócios, feito em parceria com a Microsoft.
15h30 As aplicações e os benefícios da truncagem de cheques
Celso Furiani
Presidente da Recognition

Siga a Internews