Realizados, Seminário
Como Preparar a sua Empresa para Participar e Vencer Licitações Públicas
9 de novembro de 2007
Com a retomada dos investimentos públicos em infra-estrutura espera-se um crescimento sensível nas licitações e contratações. No ano passado as licitações movimentaram mais de R$ 19 bilhões apenas no Governo Federal. São freqüentes os casos de empresas de reconhecida competência que perdem oportunidades de vencer licitações por carência de conhecimento técnico sobre o intrincado procedimento concorrencial.
Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos mais qualificados especialistas para lhe oferecer orientações seguras sobre os passos necessários para participar e vencer uma licitação pública. O conhecimento da legislação e habilidade para negociar garante às empresas que pretendam fornecer bens e serviços à Administração Pública melhores condições de concorrência e chances efetivas de sucesso.
Na maior parte das vezes, especialmente em obras de infraestrutura, o procedimento licitatório é complexo e altamente burocrático. Para compras de certos materiais e serviços, nas esferas federal, estadual e municipal, tem-se buscado a simplificação dos processos licitatórios. O pregão eletrônico, regulamentado pela Lei n. 10 520/02, é um avanço nesse sentido. Tramita no Congresso projeto de lei que prevê a utilização do pregão eletrônico para a contratação de determinadas obras e serviços de engenharia.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 O que é Preciso Conhecer sobre o Processo Licitatório
- Principais Fases; Modalidades;
- Anulação e Revogação; Instrumento Convocatório
Luciana Accorsi Berardi
Advogada. Presidente da Comissão de Licitação e Assessora Parlamentar Chefe na Câmara Municipal de São Paulo. Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, Autora do livro “Estudos de Direito Constitucional – Poder Local e Processo Legislativo Municipal na Constituição de 1988”
10h30 Coffee break
10h50 Edital: regras, possibilidades de impugnação e critérios de julgamento
Vitor Rhein Schirato
Advogado associado do Escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais. Mestre em Direito Administrativo Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Osnabrück, Alemanha
12h00 Almoço
14h00 A Habilitação às Licitações
- Os limites legais relativos às exigências de habilitação previstos nas Leis n. 8.666/93 e 10.520/02
- As exigências de habilitação e as microempresas
- Regularidade fiscal
- Qualificação técnica e econômico-financeira
Benedicto de Tolosa Filho
Advogado especialista em Direito Público. Autor de diversas obras jurídicas, dentre elas “Pregão – Uma Nova Modalidade de Licitação”. Integrou a Comissão Governamental de Revisão da Lei Paulista de Licitações, assessorou o Governo do Estado de Minas Gerais na elaboração e implantação da Lei Mineira do Pregão
15h30 Recursos Administrativos e Judiciais nas Licitações: Como Defender os Interesses do Licitante
Joel de Menezes Niebuhr
Advogado sócio do Menezes Niebuhr Advocacia. Doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP. Autor dos livros “Princípio da Isonomia na Licitação Pública”; “Dispensa e Inexigibilidade de Licitação Pública”, entre outros
16h40 Coffee break
17h00 Pregão Presencial e Pregão Eletrônico
Fábio Barbalho Leite
Sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia. Mestre em Direito Administrativo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
18h00 Encerramento

Siga a Internews