Realizados, Seminário
Internacionalização de Empresas e Gestão de filiais no Exterior
17 de outubro de 2007
A gestão eficaz de filiais no exterior é um desafio que, se bem resolvido, pode fazer toda a diferença para o posicionamento da sua empresa no mercado internacional, contribuindo estrategicamente para o desempenho dos negócios no Brasil.
As empresas brasileiras vêm experimentando um processo crescente de internacionalização, o que compreende a instalação de unidades produtivas e mesmo de P&D no exterior. O fenômeno acontece sobretudo depois da valorização do real, que tornou barato o investimento em filiais no exterior. Esse movimento de internacionalização tem sido seguido, inclusive, por pequenas e médias empresas que pretendem ampliar mercados, aumentar a eficiência e adquirir novas tecnologias.
A competitividade entre os players globais requer uma orientação permanente para a inovação, além da redefinição das arquiteturas organizacionais, de modo a assegurar ajustes no comportamento e na cultura da empresa. Para internacionalizar o negócio, portanto, é preciso um repertório de competências e conhecimentos maior do que aqueles dominados pelas companhias que apenas exportam. Instalar filiais ou mesmo fábricas em outros países exige competências específicas de gestão e conhecimento em lidar com questões particulares, como relações trabalhistas e tributação. Participe deste Seminário InterNews sobre Modelos de Negócios para a Internacionalização e avalie os benefícios e as dificuldades associadas à instalação e manutenção de filiais no exterior, investimentos externos, relações governamentais e observação de regulamentações locais.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Lições aprendidas sobre modelos de negócios para a internacionalização
Paolo Pigorini
Sócio e vice-presidente da Booz Allen HamiltonJaime Schlittler
Diretor da Booz Allen Hamilton
10h40 Coffee Break
11h00 O desafio do recrutamento de executivos voltados à expatriação
Fábio Pereira
Diretor da Michael Page International do Brasil
12h00 Almoço
13h20 O processo de internacionalização das empresas de países emergentes
Afonso Fleury
Professor titular do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (USP) e presidente da Fundação Vanzolini
14h30 Modalidades de instalação de empresas no exterior a partir de agentes, representantes, joint ventures e filiais: como evitar riscos tributários
Letícia Amaral
Advogada, sócia da Advocacia Rodrigues do Amaral e diretora do IGTAX (Instituto de Governança Tributária)
15h20 Coffee Break
15h40 Tributação de lucros de coligadas e controladas no exterior
Ericson Amaral
Sócio-diretor da KPMG Tax Advisors
16h30 Case Odebrecht: desafios e pontos de atenção no processo de internacionalização
Felipe Montoro Jens
Diretor da Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura
18h00 Encerramento

Siga a Internews