Realizados, Seminário
Beyond Budgeting: como implantar este modelo de gestão de alto desempenho e garantir a competitividade da sua empresa
20 de fevereiro de 2008
Muitas organizações hoje reconhecem que são rígidas demais, burocráticas demais, complexas demais e que não conseguem responder eficientemente ao mercado. Em grande parte, esses problemas tem origem em sistemas de gerenciamento de desempenho fixos e anuais, que limitam ações e sufocam iniciativas.
No entanto, o processo anual de planejamento orçamentário está hoje no coração da gestão de desempenho na maioria das organizações. Ele precisa ser reavaliado. Pesquisas mostram que a maioria das empresas está insatisfeita com o planejamento orçamentário, por ser demorado, caro, falho em agregar valor e cada vez mais distante do ambiente competitivo das empresas.
A adoção de um modelo de gestão baseado em Beyond Budgeting representa a ação final e decisiva de um processo de mudanças que muitas empresas já desenvolvem, na medida em que substituem hierarquias centralizadas por redes descentralizadas. Muitas outras iniciativas desta reforma já estão sendo adotadas: investimentos elevados em redes de TI, reengenharia de processos e a implementação de novas ferramentas de gestão, que incluem EVA, Balanced Scorecard, gestão por atividade e metodologia Lean. Essas reformas são entretanto incapazes de estabelecer a “nova ordem”, porque o orçamento e a cultura de “comando e controle” permanecem predominantes.
Comparado com o modelo tradicional, Beyond Budgeting é uma maneira mais adaptativa de gestão. Em vez de planos fixados anualmente, que forçam gerentes a executar ações predeterminadas, as metas são revisadas com freqüência e baseadas em objetivos elásticos, vinculadas com desempenho em comparação a benchmarks de excelência, “pares”, competidores e períodos anteriores.
Organizações que foram “além do orçamento” representam indústrias variadas e tamanhos diferentes, tais como: AES, Dell, Google, Ikea, Semco, Southwest Airlines, Svenska Handelsbanken e Toyota. O desempenho dessas empresas tem melhorado com a substituição do planejamento orçamentário por meios mais relativos e adaptativos de planejar, avaliar desempenho e controlar. Elas reportam ter poupado quantias consideráveis de tempo gasto com o planejamento orçamentário.
Participe deste Seminário InterNews e saiba como Beyond Budgeting pode ajudar a mudar a forma de liderar a sua organização e as suas equipes, resultando em maior sucesso competitivo. Conheça os casos do Google e da Logoplaste do Brasil, empresas que preferiram ir “além do orçamento” e inovar em seus modelos de gestão.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Introdução: o que é o Beyond Budgeting
David Kallás
Sócio da Kallás Consultoria e Desenvolvimento e vice-presidente da Anefac
09h10 Beyond Budgeting: um guia para a revolução do desempenho – conceitos, princípios e estudos de caso
Niels Pflaeging
Diretor do Beyond Budgeting Round Table
10h30 Coffee break
11h00 Liderando com metas relativas: como substituir controle centralizado e foco nos números por responsabilidade descentralizada e foco no cliente
Niels Pflaeging
Diretor do Beyond Budgeting Round Table
12h30 Almoço
14h00 Case Logoplaste: como transformar uma organização de “comando e controle” para “Beyond Budgeting”
Maria Valéria C. Junqueira
Diretora administrativa financeira da Logoplaste do Brasil
15h00 Case Google: como juntar talento, empowerment e valores para liberar a força da inovação
Deli Matsuo
Diretor de Recursos Humanos do Google Brasil
16h00 Coffee break
16h30 Iniciando a mudança – como fazer os primeiros passos para transformar o modelo de gestão da sua organização, e esclarecimentos de questões práticas
Niels Pflaeging
Diretor do Beyond Budgeting Round TableMaria Valéria C. Junqueira
Diretora administrativa financeira da Logoplaste do BrasilDeli Matsuo
Gerente de Recursos Humanos do Google BrasilDavid Kallás
Sócio da Kallás Consultoria e Desenvolvimento e vice-presidente da Anefac

Siga a Internews