Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Burnout nas Organizações: Como Evitar a Síndrome do Estresse Ocupacional na sua Empresa

28 de fevereiro de 2008

A Síndrome do Burnout, também conhecida como Estresse Ocupacional ou Síndrome de Esgotamento Profissional tem atingido um número cada vez maior de pessoas. Anteriormente associada como uma doença quase exclusiva de trabalhadores das áreas assistenciais (médicos, enfermeiros, bombeiros), atualmente tem sido registrada com grande freqüência em outras atividades. Empresários, executivos, gerentes, professores, bancários e toda classe de profissionais do segmento industrial, comercial ou de prestação de serviço tem sofrido com essa síndrome que lentamente se estabelece e só costuma ser percebida quando já se encontra em situação avançada de prejuízo.

As conseqüências da cultura workaholic começam a surtir os efeitos nocivos na geração que trabalha demais. As alterações de toda estrutura biopsicossocial do profissional causam implicações orgânicas de disfunção do metabolismo neuroquímico, manifestando-se como depressão, irritabilidade exagerada, impaciência, falta de concentração, falhas de memória, perda de qualidade das relações pessoais familiares, sociais e queda de produtividade profissional.

Todas essas dimensões da doença associam-se para a auto-percepção de que se está acabando, esgotando-se em forças e apagando o final da última chama de energia, daí o significado da expressão inglesa burnout, ou seja, queimar até o fim.

As empresas precisam voltar, cada vez mais, a sua atenção para as questões que envolvem a saúde mental dos profissionais. As repercussões pessoais e organizacionais do adoecimento no trabalho geram efeitos nocivos para toda a sociedade. É responsabilidade dos gestores de recursos humanos cuidarem dessa atuação profilática. O conhecimento da síndrome, suas características, sintomas e diagnóstico são fundamentais para que se possa por em prática estratégias de prevenção e intervenção nas organizações.

A InterNews reúne neste evento profissionais com amplo conhecimento prático, teórico e acadêmico, que discutirão com empresários, executivos e gestores de recursos humanos questões relacionadas ao Burnout. Participe deste Seminário InterNews e conheça as melhores estratégias gerencias para lidar com a síndrome que tem destruído profissionais e estruturas de trabalho.

PROGRAMA


08h30    Credenciamento

09h00    Burnout: A nova ameaça à saúde no trabalho

O que é a Síndrome do Burnout? Implicações biopsicossociais, familiares e  profissionais.Flavio Costa
Psicólogo, Mestre docente pela UFRJ, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Psicologia das Organizações e do Trabalho da Universidade do Sul de Santa Catarina. Consultor em gestão de Recursos Humanos. Organizador deste seminário.

09h30    Burnout: Dimensões psicológicas

As implicações psicológicas na saúde dos trabalhadores, a caracterização da síndrome e seus diagnósticos.Ana Maria Benvides
Psicóloga, Pós-Doutorada pela Universidade Autônoma de Madri, docente em universidades no Paraná e autora do livro “Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador”. Coordenadora de grupos de estudo e pesquisa sobre Burnout.

10h15    Debates

10h30    Coffee break

10h50    Burnout: Contextos organizacionais

Saúde mental no trabalho, os impactos pessoais e organizacionais do Burnout no contexto profissional e empresarial.Roberto Cruz
Psicólogo, Doutor em Engenharia de Produção e docente do Programa de Pós- Graduação em Psicologia na UFSC. Pesquisado e consultor em estratégias gerenciais de Recursos Humanos. Autor de diversos livros e artigos sobre psicologia das organizações e do trabalho.

11h40    Debates

12h00    Almoço

14h00    BURNOUT: A abordagem psiquiátrica

As considerações médicas e as dimensões físicas e psiquiátricas dos pacientes com Síndrome de Burnout.Adriano Resende Lima
Médico Psiquiatra, Mestre docente do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), psiquiatra do Centro Alfa para Humanização da Medicina. Pesquisador do Programa de Atendimentos às Vítimas de Violência e Estresse.

14h45    Debates

15h00    Cases e depoimentos

Auto-relato e discussões com profissionais que vivenciaram as implicações e conseqüências da Síndrome do Burnout em suas vidas pessoais.

16h00    Coffee break

16h30    Gestão de Programas Organizacionais

Debate com os palestrantes do Seminário sobre pesquisas, estudos, e estratégias de enfrentamento, no âmbito das empresas, para implantação de programas organizacionais para gerenciamento de Burnout.

17h50    Encerramento