Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Conjuntura Econômica, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Mercado Consumidor, Processos Corporativos, Seminário

Desafios e Oportunidades para as Empresas Retomarem o Crescimento

15 de maio de 2018

 

Passado o pior da recessão, diversos setores já registram aumento moderado das vendas. O momento é decisivo para as empresas fortalecerem a posição na disputa de mercado. É vital implementar um consistente planejamento estratégico que mitigue riscos e garanta o máximo de retorno com foco na retomada do crescimento.

As empresas de modo geral enxugaram demais as suas estruturas. Agora precisam ganhar musculatura para não ficarem para trás. Perder da concorrência, neste momento, pode ser fatal.

Reforço do capital de giro, investimentos em marketing e produtividade e a busca de alternativa de captação de recursos mais adequada à realidade da empresa, são alguns pontos críticos e requerem uma avaliação criteriosa.

Participe deste Seminário InterNews e norteie suas decisões de investimento para implementar as melhores estratégias para retomar o crescimento. Avalie a percepção da Serara Experian sobre o cenário econômico. Saiba como Conselhos de Administração de importantes empresas estão se posicionando para as mudanças no mercado. Veja como recuperar a musculatura de sua empresa após o forte período recessivo. Compare as diferentes alternativas de captação de recursos, para estruturar com segurança a retomada do crescimento em sua empresa.

Programa

8h30 – Credenciamento

9h00 – Cenários Macroeconômicos

  • Qual deverá ser o ritmo e a duração da retomada econômica?
  • Já é hora de buscar expandir a participação no mercado?

Luiz Rabi
Economista chefe da Serasa Experian, empresa líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões corporativas relacionadas a concessão de crédito. Economista pela FEA-USP, mestre em estatística e doutor em economia também pela USP, já foi economista-chefe dos bancos BMC, Bicbanco e diretor de fundos e incentivos fiscais do Ministério da Integração Nacional.

10h20 – Coffee break

10h40 – Decisões Recentes de Conselhos de Administração por Reposicionamento de Mercado

Herbert Steinberg
Presidente da MESA Corporate Governance. Participa dos conselhos de administração de empresas como Brasanitas (SP), Ser Educacional (PE), Companhia Industrial Cataguases (RJ e SP) e Terral (GO). Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP e certificação pelo Director Consortium das Universidades de Chicago, Stanford e Wharton. Foi executivo durante 21 anos em grandes corporações e membro do Board do Banco Santander, Citibank e McDonald’s.. Consultor em projetos de reestruturação organizacional, turnaround, fusão e aquisição e planejamento estratégico. Presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo.  Autor dos livros “A Dimensão Humana da Governança Corporativa” e “Conselhos que perpetuam empresas”.  Membro do ICGN – International Corporate Governance (com sede em Londres – Inglaterra).

12h00 – Almoço

13h30 – A situação das empresas e a necessidade de recuperar musculatura após a recessão

  • Em que medida as empresas se descapitalizaram, enxugaram demais as suas estruturas e estão operando com um mínimo de recursos?
  • Por que as empresas precisam recuperar musculatura para enfrentar a concorrência em um período de retomada econômica?

Luis Alberto de Paiva
Fundador da Corporate Consulting Gestão Empresarial, que em 17 anos foi responsável pela reestruturação de mais de 200 empresas de diversos segmentos de mercado. Dirige também a  Corporate Finance Investimentos e Participações, que atua como investidora através de equity em empresas dificuldades. Pós-Graduado em Economia pela FGV/SP. Atuou como executivo exercendo funções de CFO e CEO em Empresas como Lloyds Banking, Grupo Accor, Transbrasil e Opportunity. Participou de comissões do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), do corpo de conselheiros do IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa), do conselho da TMA Brasil (Turnaround Management Association), onde atualmente preside o grupo de Gestão e Finanças.

14h50 – Decisões de investimento para obter o máximo retorno na atual conjuntura

  • Definição, construção e implementação de estratégias de crescimento
  • A necessidade de reforçar capital de giro e a importância relativa de investir em marketing, em produto, em qualidade e produtividade.
  • Inovação e transformação digital

José Tardeli Filho
Sócio da Terra Boa. Graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, MBA em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – USP. Fez cursos de extensão na Sloan Business School e na Harvard Business School. Tem vasta experiência, no Brasil e no exterior, como executivo em renomadas empresas tais como: Dow Chemical e Metalúrgica Prada. Foi o principal executivo para a América do Sul na Imerys. Tem comprovada experiência em estruturação e gestão de negócios, otimização de operações e desenvolvimento de operações financeiras.

16h10 – Coffee break

16h30 – Alternativas de fontes de recursos para o crescimento: comparações sobre vantagens e desvantagens

  • Como optar entre recursos próprios, empréstimos bancários, emissão de debentures, busca de investidores e fundos de private equity

Renato Carvalho
Sócio de Laplace Finanças. Foi Presidente do Conselho da Turnaround Management Association (TMA). Membro do Conselho da Via Varejo e da Terra Santa Agro. Formado em Engenharia pela USP e MBA pela The Tuck School of Business – Dartmouth College (EUA).

João Carlos Gonçalves da Silva
Diretor Presidente da Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos – SPDA, e da Cia. Paulistana de Securitização – SPSEC. Foi diretor de Corporate Investment Banking do Banco Fator e diretor de Mercado de Capitais e de Relacionamento Institucional do Banco ABC Brasil. Economista pela PUC/SP com especialização em Administração Financeira pela ADIFEA/USP.

18h00 – Encerramento