Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Capacitação, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Processos Corporativos

Estruturação de um

Sistema de Inteligência de Mercado (SIM)

6 e 7 de junho de 2018

Saiba vencer a concorrência, identificar oportunidades e antecipar ameaças. Estruture um eficaz Sistema de Inteligência de Mercado em sua empresa. A captação, interpretação e utilização adequada de informações sobre empresas concorrentes, clientes e mercado permite um expressivo aumento de competitividade.

Neste período de maiores incertezas e de concorrência mais aguda, a estruturação eficaz do Sistema de Inteligência de Mercado adquire singular relevância.

É de extrema importância saber planejar as atividades de Inteligência, identificar as necessidades da companhia, montar um plano de coleta de informações e aplicar Inteligência nos processos fundamentais da empresa: planejamento, comunicação, tomada de decisões, compras e vendas, entre outros.

Para habilitar a sua empresa a estruturar um eficaz Sistema de Inteligência de Mercado, a InterNews traz neste Evento de Capacitação a experiência internacional de Armelle Decaup, uma das mais renomadas profissionais em IC. Aproveite esta oportunidade e tenha o passo a passo para estabelecer e gerenciar operações de Inteligência Competitiva e promover importantes ganhos de competitividade em sua empresa.

Instrutor

Armelle Decaup

Fundadora da DEFÍ Intelligence, consultoria voltada para a implantação e otimização de práticas de Inteligência de Mercado e de Inteligência Competitiva e de Planejamento Estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV. Possui experiência de 20 anos em Inteligência de Mercado nos EUA, Europa e América Latina, em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

PROGRAMA

Módulo I – Inteligência Competitiva: criando práticas, de A a Z

  • Entendendo os elementos-chave ligados a criação de uma função de Inteligência Competitiva bem-sucedida
  • A definição das necessidades em Inteligência baseado no processo decisório da empresa;
  • Porque gerar Inteligência ajuda a empresa a ter sucesso

Módulo II – Os Processos Fundamentais da Inteligência Competitiva

  • Adequando a prática de Inteligência às necessidades da Organização – Os papéis da área de Inteligência Competitiva
  • Aprendendo a identificar necessidades em Inteligência
  • O que considerar: sinais fracos, áreas do planejamento estratégico, eventos críticos e áreas de vigilância
  • Operacionalizando os processos de planejamento, coleta, armazenamento, análise, disseminação e mensuração da Inteligência Competitiva

Módulo III – Métodos para Alavancar o Trabalho de Coleta das Informações para Apoiar a Geração de Inteligência

  • O papel das redes nas atividades de Inteligência
  • Melhores práticas para desenvolver redes humanas internas e externas
  • Selecionando e criando os tipos de redes necessários
  • Criação e sustentação de redes: objetivos; exemplos de métodos de formação de redes
  • Como mapear fontes de informações e definir um plano de coleta
  • Passo a passo da coleta na prática

Módulo IV – Geração da Inteligência

  • Por onde começar
  • Metodologias de análise
  • Os erros mais comuns na fase de análise e como evitá-los
  • Identificando necessidades estratégicas e gaps e definindo estratégias de ação
  • Aprimorando competências analíticas para transformar informações em Inteligência

Módulo V – Como Montar um Plano de Disseminação da Inteligência

  • Definindo claramente o portfolio ideal de comunicação através da metodologia de Inteligência
  • Etapas e técnicas do Processo de comunicação da Inteligência
  • Estabelecendo formas de divulgação e apresentação, canais, periodicidade e formatos