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Capacitação, Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Vendas & Comercial

Inteligência de Mercado aplicada ao lançamento de produtos e serviços

Ministrado por Armelle Decaup

16 e 17 de abril de 2018

Os mercados estão se tornando cada vez mais competitivos e incertos e as margens estão retraindo. Neste ambiente é fundamental investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Os lançamentos precisam ser bem planejados e executados, pois a sua taxa de sucesso é baixa.

A Inteligência é uma importante ferramenta gerencial que permite pesar aspectos técnicos e mercadológicos do desenvolvimento de novas ofertas, gerenciar riscos e identificar focos de inovação. A Inteligência de Mercado é fundamental para a tomada de decisões no processo de lançamento de produtos e serviços.

Participe deste evento de capacitação InterNews e aproveite a experiência internacional de Armelle Decaup para analisar o mercado e a concorrência e garantir o sucesso no lançamento dos novos produtos e serviços. Veja como antecipar os riscos e identificar oportunidades de mercado e assim priorizar investimentos. Através de uma abordagem prática saiba como utilizar os métodos analíticos, as técnicas e ferramentas que transformam informações em resultados corporativos.

Adote uma perspectiva mercadológica para o lançamento de novos produtos e serviços através da aprendizagem de ferramentas e técnicas de Inteligência

Instrutor

Armelle Decaup

Precursora na consultoria e no ensino da Inteligência no Brasil e fundadora da Defí, empresa parceira do Ibope Inteligência para Inteligência Competitiva.

Armelle acumula 20 anos de experiência em Inteligência, Planejamento e Estratégia internacionalmente (América Latina, Estados Unidos e Europa) em empresas multinacionais (IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center) e em fase de internacionalização (Expand, Sawtek e Serasa).

Francesa, Armelle está há dezesseis anos no Brasil. Ela obteve dois Mestrados, um em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM/SKEMA na França e outro em Economia Aplicada pela University of Central Florida nos EUA.

Armelle é fundadora da Defí Inteligência Competitiva (empresa de consultoria e capacitação em Inteligência e Estratégia) e ministra palestras e cursos no Brasil e afora (University of Central Florida, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, IFA7, Internews, Palestrarte, Agni, ABEP, AMCHAM, Affero Lab, e FIA).

Armelle é facilitadora certificada da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® que permite a resolução criativa de problemas jogando seriamente.

Objetivos

Os objetivos do treinamento incluem:

  • Ajudar a organização a tirar proveito de oportunidades e a mitigar riscos relacionados ao lançamento de produtos e serviços
  • Mapear a proposta de valor da concorrência
  • Monitorar o mercado
  • Posicionar produtos e serviços
  • Entender a percepção do mercado
  • Alinhar os lançamentos com a intenção estratégica da empresa

PROGRAMA

I – A transformação de sinais de alertas em força motriz do processo de desenvolvimento de produtos e serviços

Como usar informações provenientes dos micro e macro ambientes externos da empresa a fim de diluir riscos, dotar executivos com uma melhor capacidade de antecipação e resposta, e elaborar estratégias de mercado.

  • Captação de sinais fracos multi-fontes
  • Criação de um mapa de alertas
  • Tratamento dos sinais através da análise de Hipóteses Alternativas

 II – A estruturação de um plano de desenvolvimento de produtos e serviços no contexto de Inteligência

Formulação estratégica, organização, geração do conceito, criação de um plano do produto e de ações de marketing, avaliação e comercialização de um novo produto ou serviço.

  • Entendimento e aplicação da metodologia do Modelo Dinâmico de estruturação de projetos de lançamento
  • Etapas do desenvolvimento de novos produtos e serviços

III – A aplicação de técnicas analíticas para gerar Recomendações visando o alcance das metas estratégicas da empresa

Porque a fase de Análise é indispensável para auxiliar a organização a mitigar o risco associado ao lançamento de novos produtos e serviços.

  • A definição das necessidades analíticas baseado no processo de lançamento
  • Análise SWOT Adaptada
  • Análise de Atratividade e Poder
  • Análise do Valor Percebido

IV – A criação de vantagens competitivas sustentáveis através da inovação

  • Opções estratégicas de lançamentos
  • Canvas Analysis
  • Análise VRIO

 V – Considerações finais e encerramento