Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Capacitação, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Processos Corporativos

Mapeamento e Modelagem de Processos

Ministrado por Angélica Aparecida Regazzini

6 e 7 de junho de 2017

O Mapeamento e a Modelagem de Processos permitem às empresas compreenderem melhor os seus processos, identificando claramente pontos fortes e fracos, os papéis, as responsabilidades e o fluxo de valor. Contribui para melhorar o resultado financeiro da empresa, para aprimorar a qualidade dos seus produtos e serviços, para reduzir custos, para eliminar desperdícios e para melhorar processos de trabalho.

Adequar os processos de acordo ao mapeamento e modelagem garante as companhias maior eficácia e redução de riscos. O Mapeamento de Processos é um elemento importante da metodologia de Gestão de Processos de Negócio. É uma ferramenta gerencial e de comunicação utilizada para buscar uma melhor compreensão dos processos de negócio existentes ou a serem desenvolvidos. Após o mapeamento, inicia-se o trabalho de Modelagem de Processos. Nesta etapa é feito o desenho do processo de negócio, com a descrição das suas propriedades e características e com a identificação das atividades realizadas.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews que fornecerá técnicas e habilidades necessárias para realizar o mapeamento e a modelagem de novos processos ou o redesenho e melhoria de processos existentes. O foco está na identificação de oportunidades de mudança de processos. Os participantes saberão como definir o escopo de processos específicos utilizando modelos gráficos para documentar resultados e modelar fluxos de processos AS-IS e TO-BE, utilizando a notação BPMN. O treinamento permitirá identificar oportunidades de melhoria através do mapeamento de gaps.

Instrutora

Angélica Aparecida Regazzini, CBPP

Certificada como CBPP pela ABPMP e como Business Process Management Professional pela Boston University. Pós-Graduada em Derivativos pela BM&F, formada em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP. Possui treinamentos específicos em Gerenciamento de Riscos Operacionais – IBCB e Gerenciamento de Projetos – Impacta. Atuou como gerente de projetos de revisão, reengenharia e gestão de processos utilizando metodologia proprietária aderente aos conceitos do BPM CBOK e baseada em metodologia internacional de gestão de processos de negócio, em empresas financeiras, de telecomunicação, mineradoras, entre outras. Gerenciou projetos integrados para implantação de processos redesenhados abrangendo áreas habilitadoras como tecnologia, contas a pagar, contas a receber, faturamento, recursos humanos e marketing. Por mais de 15 anos foi gerente de projetos e produtos em instituições como BankBoston Banco Múltiplo S.A, Brasil Aconselhamento Financeiro S.A. (Banco do Brasil) e Maxblue Investimentos DTVM S.A. Foi gerente de marketing do Banco Real S.A – Grupo Santander. Atualmente é sócia da OMConsulting, empresa especializada em Gestão de Processos de Negócio, Gestão de Contratos e SLA/SLM.

Objetivos do Treinamento

  • Explicar conceitos, definições e benefícios da abordagem por processos de negócio
  • Introduzir os conceitos básicos, propósitos, princípios e técnicas do Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócio
  • Fornecer habilidades básicas nos padrões e técnicas de mapeamento e modelagem de processos

Benefícios do Treinamento

  • Entendimento sobre os princípios e benefícios de técnicas reconhecidas de mapeamento e modelagem
  • Obtenção de recursos para identificar oportunidades de melhoria de desempenho de processos
  • Fornecimento de técnicas para compreensão de papéis e responsabilidades das pessoas nos processos
  • Desenvolvimento de linguagem comum para descrever processos de negócio

PROGRAMA

Módulo I – A Gestão de Processos de Negócio

  • Conceitos
  • Processos de Negócio
  • Projetos de Processos de Negócio

Módulo II – O Mapeamento de Processos

  • Entendimento do Processo
  • Análise de Interessados
  • Definição de Objetivo
  • Delimitação de Escopo

Módulo III – Conceitos da Modelagem de Processos

  • Propósito da Modelagem de Processos
  • Perspectivas e Abordagens de Modelagem
  • Definição e Escopo da Modelagem
  • Padrões, Técnicas e Metodologia

Módulo IV – A Modelagem de Processos

  • BPMN
  • Saídas, Entradas, Medições e Problemas
  • Regras, Habilitadores e Problemas
  • Estudo de Caso