Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Capacitação, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Processos Corporativos

Formação de Analistas em Inteligência de Mercado

MInistrado por Armelle Decaup

1º e 2 de junho de 2017

A capacitação de profissionais para atuar em Inteligência de Mercado permite às empresas levantar informações sobre competidores e consumidores com eficiência. A interpretação dessas informações são fundamentais para a tomada de decisões corporativas. A estruturação e a execução eficaz das atividades de Inteligência de Mercado é imprescindível para vencer a concorrência, identificar oportunidades e antecipar-se às ameaças.

Adquira a capacidade de planejar e executar atividades de inteligência de acordo com as necessidades da sua empresa. Saiba desenvolver um plano de coleta de informações, de produção de inteligência e da sua aplicação nos processos de planejamento, de comunicação, de tomada de decisões estratégicas, de compras e vendas.

Para habilitar profissionais a estruturar um Sistema de Inteligência de Mercado em sua empresa, a InterNews realiza este Evento de Capacitação com Armelle Decaup, uma das mais renomadas profissionais em Inteligência de Mercado. Aproveite esta oportunidade para estabelecer e gerenciar operações de inteligência e viabilizar importantes ganhos de competitividade.

Instrutora

Armelle Decaup

Fundadora da DEFÍ Intelligence, consultoria voltada para a implantação e otimização de práticas de Inteligência de Mercado e de Inteligência Competitiva e de Planejamento Estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV. Possui experiência de 15 anos em Inteligência de Mercado nos EUA, Europa e América Latina, em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

Destaques do programa

  • Como desenvolver o profissional para as atividades de Inteligência
  • Casos práticos direcionados a situações reais
  • Realização de aplicações dos conceitos apresentados
  • Inúmeros exemplos
  • Toda experiência Internacional de Armelle Decaup

PROGRAMA

Módulo I – Inteligência Competitiva: criando práticas, de A a Z

  • Entendendo os elementos-chave ligados a criação de uma função de Inteligência Competitiva bem-sucedida
  • A definição das necessidades em Inteligência baseada no processo decisório da empresa
  • Porque gerar Inteligência ajuda a empresa a ter sucesso

Módulo II – Os Processos Fundamentais da Inteligência Competitiva

  • Adequando a prática de Inteligência às necessidades da Organização – Os papéis da área de Inteligência Competitiva
  • Aprendendo a identificar necessidades em Inteligência
  • O que considerar: sinais fracos, áreas do planejamento estratégico, eventos críticos e áreas de vigilância
  • Operacionalizando os processos de planejamento, coleta, armazenamento, análise, disseminação e mensuração da Inteligência Competitiva

Módulo III – Métodos para Alavancar o Trabalho de Coleta das Informações para Apoiar a Geração de Inteligência

  • O papel das redes nas atividades de Inteligência
  • Melhores práticas para desenvolver redes humanas internas e externas
  • Selecionando e criando os tipos de redes necessários
  • Criação e sustentação de redes: objetivos; exemplos de métodos de formação de redes
  • Como mapear fontes de informações e definir um plano de coleta
  • Passo a passo da coleta na prática

Módulo IV – Geração da Inteligência

  • Por onde começar
  • Metodologias de análise
  • Os erros mais comuns na fase de análise e como evitá-los
  • Identificando necessidades estratégicas e gaps e definindo estratégias de ação
  • Aprimorando competências analíticas para transformar informações em Inteligência

Módulo V – Como Montar um Plano de Disseminação da Inteligência

  • Definindo claramente o portfolio ideal de comunicação através da metodologia de Inteligência
  • Etapas e técnicas do Processo de comunicação da Inteligência
  • Estabelecendo formas de divulgação e apresentação, canais, periodicidade e formatos