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Auditoria, Capacitação, Contratos de TI, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Processos Corporativos, Realizados, T.I - Tecnologia da Informação

Indicadores e Métricas de TI: Desempenho, Capacidade e Maturidade de TI

Ministrado por André Luis Regazzini

2 e 3 de fevereiro de 2017

Quais são as ferramentas mais adequadas para medir e aprimorar resultados em estruturas de Tecnologia da Informação? Como demonstrar ao comitê executivo o valor da TI? Todo gerente de tecnologia já se deparou com essas perguntas. É preciso estabelecer claramente a relação entre os custos de TI e o benefício real atrelado a estes custos. O grande desafio do gestor de TI é ter suas estratégias definidas de forma que possam ser mensuradas por indicadores e métricas não subjetivas.

As Métricas de TI são usadas para medir a eficiência e eficácia dos processos de tecnologia. Para demonstrar o seu valor ao comitê executivo é necessário utilizar indicadores objetivos e relevantes, que façam sentido fora do ambiente de TI.

Participe deste evento de Capacitação InterNews com André Regazzini, um dos principais especialistas da área de Tecnologia. Saiba como selecionar e utilizar métricas e indicadores para gerenciar o desempenho da área de TI. Prepare-se melhor para realizar comparativos e análises de GAP sobre a situação de TI na empresa. Compreenda e aplique métricas para melhor trabalhar a gestão e a governança de TI. Utilize indicadores para demonstrar o desempenho, a capacidade e a maturidade de TI às demais áreas da empresa.

Programa desenvolvido conforme os conceitos e definições divulgados pelo ITGI (IT Governance Institute)

Principais Tópicos

  • Promover a exposição de conceitos e práticas da formação e da utilização de métricas de TI.
  • Desenvolver a utilização de indicadores não subjetivos de desempenho da TI por meio de ações como:
  • Alinhar os conceitos de indicadores e métricas;
  • Caracterizar os indicadores de desempenho da TI;
  • Definir as melhores métricas para avaliar o alcance dos objetivos e a maturidade da TI;
  • Trabalhar os conceitos de serviços de TI para a empresa;
  • Encadear os indicadores de desempenho: das metas de recursos aos resultados das estratégias de TI.

Instrutor

André Luis Regazzini
CSO, CISA, CISM, CGEIT

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager(CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação. Trabalhou nas empresas FEPASA, Perdigão, PricewaterhouseCoopers, Vésper, Ernst & Young e outras. Grande conhecimento e prática na implantação de estruturas de segurança da informação, programas de auditoria de sistemas, estratégias de governança de TI e mecanismos de SLA. Já atuou como consultor de segurança e de TI em empresas de cartão de crédito, seguradoras, bancos, indústrias e operadoras de telecom. Atualmente é Sócio diretor da IPLC do Brasil, empresa especializada em Proteção da Informação.

PROGRAMA

Módulo 1 – Porque Indicadores em TI

  • História dos indicadores
  • Benefícios dos indicadores em TI
  • Consolidação de dados

Modulo 2 – Indicadores e Métricas para TI

  • O que são as métricas e indicadores
  • Etapas para implantar métricas e indicadores
  • Definir um programa para implantar métricas
  • Definição de programas para implantar métricas
  • Tabela de seleção de indicadores
  • Tipos de métricas e indicadores
  • KGI
  • KPI
  • KMI
  • Relacionando os indicadores

Módulo 3 – CobiT como fonte de métricas para TI

  • CobiT
  • Significado
  • Utilização
  • Relação CobiT vs ITIL V3
  • Domínios do CobiT
  • Componentes do CobiT
  • Processos do CobiT

Módulo 4 – Dados de indicadores de TI do mercado brasileiro

  • Indicadores de TI
  • Pesquisa de Administração de Recursos de Informática

Módulo 5 – Maturidade de TI

  • Passos para definir as métricas de maturidade
  • Pesquisa ITGI e VaLTI
  • Escala de maturidade de TI – CobiT/CMMI – SEI
  • Ciclo de vida das métricas de maturidade
  • Modelo de Maturidade

Módulo 6 – Indicadores de desempenho para projetos de TI

  • Indicadores de Projetos de TI
  • Indicadores da carteira de Projetos de TI

Módulo 7 – Como medir indicadores e métricas de desempenho de TI

  • Processo que mede performance de TI
  • Níveis de maturidade

Módulo 8 – O BSC e as Métricas para TI

  • Balanced Scorecard
  • Objetivos fundamentais
  • Exemplos
  • Principais conceitos
  • IT BSC – específico
  • Estudos de caso de indicadores de TI