Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Blog

Seminário InterNews debate decisão do STF de modular declaração de inconstitucionalidade de incentivo fiscal no Paraná

Comentários desativados em Seminário InterNews debate decisão do STF de modular declaração de inconstitucionalidade de incentivo fiscal no Paraná

Postado em 21/05/15 - 17:05

Nesta próxima segunda-feira, dia 25 de maio, no Seminário InterNews “Guerra Fiscal: perspectivas de resolução”, que será realizado em São Paulo, o ministro Gilmar Mendes deverá comentar a decisão do STF adotada no último dia 11 de modular a declaração de inconstitucionalidade da Lei estadual 14.985/2006, do Paraná, que concede descontos de ICMS a empresas que importam mercadorias por meio dos aeroportos de Paranaguá e Antonina.

O STF estabeleceu há anos uma sólida jurisprudência no sentido de declarar a inconstitucionalidade de incentivos fiscais estaduais concedidos sem convênio firmado no Confaz. Houve entretanto modulação de efeitos nesta decisão do último dia 11, cujo relator foi o ministro Roberto Barroso.

Tramita no STF uma proposta de Súmula Vinculante (PSV 69), de autoria do ministro Gilmar Mendes, que estabelece a inconstitucionalidade de todos os incentivos fiscais de ICMS concedidos sem convênio do Confaz. As deliberações do plenário do STF sobre a PSV 69 têm sido adiadas diante da tramitação no Congresso Nacional de legislação que encerraria a Guerra Fiscal e diante de esporádicos avanços nas negociações do Confaz sobre a redução das alíquotas de ICMS no comércio interestadual e sobre a constituição de Fundos de Compensação e de Desenvolvimento Regional, que contariam com recursos do governo Federal.

Reunido com senadores nesta última quarta-feira, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu a aprovação de legislação que permite ao Confaz a convalidação de programas de incentivos fiscais. O ministro Levy não apresentou, entretanto, o cálculo dos valores que precisariam ser aportados pelo governo Federal para a constituição do Fundo de Compensação, prometendo, segundo o jornal O Globo, apresentar estes cálculos até o final deste mês. Existe ceticismo sobre a constituição deste Fundo de Compensação, nos termos aceitáveis pelos Estados da Federal que teriam perdas a serem compensadas com a redução das alíquotas interestaduais de ICMS.

O Seminário InterNews “Guerra Fiscal: perspectivas de resolução” reunirá nesta próxima segunda-feira, no Golden Tulip Park Plaza Hotel, das 8h30 às 18h00, como conferencistas, o ministro do STF, Gilmar Mendes, o subcoordenador do Confaz, George André Palermo Santoro, o secretário de Fazenda de S. Paulo, Renato Villela, o jurista Ives Gandra (em vídeo) e outros renomados especialistas, para debater o que está em jogo neste momento crucial da Guerra Fiscal. Para melhor saber posicionar a sua empresa para diferentes desfechos das negociações em curso, participe deste seminário. Para obter informações de inscrição neste evento, ligue para a InterNews no telefone (011) 3751-3430 ou veja no site www.internews.jor.br.

Comentários!

Comentários fechados!