Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

INVESTIGAÇÃO CORPORATIVA

Planejamento, Condução e Gestão de Investigações de Fraudes e Desvios no Ambiente Corporativo

10 de Junho de 2015

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
atendimento@internews.jor.br.

Identificada uma possível fraude ou desvio de conduta, decisões importantes precisam ser tomadas para a condução apropriada, ágil e eficaz de investigação corporativa. Qual linha de ação adotar? Como coletar informações e evidências? Quais os cuidados na condução de entrevistas? Que medidas podem ser tomadas para evitar novas fraudes?

Respostas adequadas a estas e outras questões precisam levar em conta que o processo de investigação interna é delicado e complexo. É necessário, mas não basta, ter equipes de segurança, de riscos e de auditoria. Lidar apropriadamente com casos suspeitos requer a definição de uma linha de condução capaz de levar à punições de eventuais culpados, estabelecer controles de possíveis danos à reputação corporativa e, até, resgatar eventuais perdas financeiras.

Uma investigação bem conduzida também deve identificar e ajudar a sanar vulnerabilidades nos processos corporativos, evitando outros desvios.

Participe deste Seminário InterNews que reúne profissionais das áreas de investigação interna, segurança, fraudes, compliance, auditoria e jurídico. Venha debater as melhores práticas de investigação de fraudes e desvios no âmbito corporativo. Prepare a sua equipe para atuar na prevenção, na identificação, no combate e na remediação, de forma estratégica e cirúrgica.

Agenda

8h00 – Credenciamento

8h30 – Processos e políticas que coíbem a fraude e dão legitimidade a uma possível investigação interna

  • A importância dos programas de Governança Corporativa e Compliance
  • Homologação de processos que reforçam os controles internos
  • Disseminação de códigos de conduta para tornar claros os valores da empresa

Marcos Altemari
Gerente Sênior de Riscos, Segurança e Prevenção de Perdas da Dia Brasil.
Bacharelado em Administração de Empresas pelas Faculdades Oswaldo Cruz, MBS em Planejamento e Gestão de Segurança Corporativa pela Universidad de Comillas – Madrid (Espanha), MBA Gestão de Riscos Corporativos pela FAPI – Faculdade de SP e B&A. Gerente Sênior de Riscos, Segurança e Prevenção de Perdas do Dia Brasil e Membro do Comitê Executivo da ABRAS.

9h30 – Aspectos Jurídicos da Investigação – o que pode ou não ser investigado

  • Diferenças entre investigação policial e particular
  • Legislação pertinente a processos investigativos em empresas
  • Papel do departamento jurídico durante um processo de investigação

Sylvia Urquiza
Sócia – Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados.
Advogada com mais de 20 anos de prática em direito penal empresarial e compliance. Pós graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra. Professora convidada em cursos de pós-graduação, palestras e seminários acadêmicos e corporativos. Leciona sobre compliance no Insper. Foi vice-presidente do capítulo brasileiro da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners). Presidente do Instituto Compliance Brasil.

10:30 – Coffee Break

10h50 – O processo de investigação preventiva e tática – conhecendo melhor clientes, fornecedores e departamentos com maior risco (análise de risco)

  • O que deve ser avaliado para afiançar a idoneidade dos parceiros
  • A necessidade da gestão constante dos contratos de fornecedores
  • Classificação de alertas para áreas específicas, como compra, pagamento, licitações, etc.
  • Criação de comitês de ética para condução da melhor política de investigação preventiva

Remy Gama Silva
Sócio de Lourenço Gama Consultoria.
Formado em Direito pela UBC (Universidade Braz Cubas), com especialização em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas – GVLaw, e em Direito Penal Econômico e Europeu pelo IBCCRIM e Universidade de Coimbra. Atuou por 28 anos como Agente Especial da Polícia Federal, trabalhando com investigação e prevenção a crimes financeiros, ilícitos penais, segurança de autoridades estrangeiras, dentre outras atividades. Atualmente, é sócio da Lourenço Gama Consultoria, empresa especializada em investigação financeira, fraudes, anticorrupção; recuperação de ativos; e análise de risco.

José Roberto Friedmann
Diretor da CIIC-Consultoria De Inteligência Em Informação Corporativa.
Formado em Direito pela FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos, com especialização em Direito Penal Econômico pela Escola Paulista de Magistratura. Por 22 anos, foi Agente Especial da Polícia Federal, sendo que nos últimos 10 anos atuou na Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros do Departamento de Polícia Federal em São Paulo. Atualmente, é diretor da CIIC-Consultoria de Inteligência em Informação Corporativa, empresa especializada em Recuperação de Ativos Transnacional, Investigação de fraudes e Gerenciamento de risco corporativo.

11h50 – De que forma o poder público, através de suas polícias investigativas, pode ajudar as empresas em seus processos de apuração

Luiz Carlos do Carmo
Delegado da Divisão de Investigação de Crimes contra o Patrimônio do Departamento Estadual De Investigação Criminal (DEIC).
Formado em Direito pela Faculdade FMU (1985). Exerceu a profissão de advogado entre 1985 e 1988. Em 1989, ingressou no Governo do Estado de São Paulo, passando pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital – DECAP, pelo Departamento Estadual do Transito de São Paulo – DETRAN e pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC, onde atuou como Delegado Titular da 5ª Seccional, da 6ª Seccional e 8ª Seccional. Atualmente, exerce a posição de Delegado Titular da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio.

12h50 – Almoço

PAINEL DE CASOS PRÁTICOS

14h10 – Melhores Práticas em uma Investigação: Estudo de Caso

  • Importância da alegação
  • Coletando informações e evidências
  • Conduzindo entrevistas
  • Relatório final (Conclusão, Plano de Ação e Plano de Remediação)

Rodrigo Ferreira
Compliance Officer – LatAm  da Serasa Experian.
Com mais de 10 anos de experiência em Investigação Corporativa, Rodrigo atuou tanto como consultor e executivo em algumas das empresas da lista Fortune 500, seja no desenvolvimento de estratégias ou metodologias antifraude, treinamento de equipes, e na condução de casos investigativos complexos e variados, muitos com desdobrados judiciais. Atualmente responde pela direção estratégica de Compliance da Experian para a América Latina em todas suas diferentes fases: preventiva, tática e reativa.

15h20 – Investigação em Casos de Desvios Internos em um Ambiente Corporativo

  • O que é considerado como um desvio interno e quais as principais defesas contra isso
  • Planejamento e decisão sobre contratação ou não de parceiro externo
  • Condução da investigação e passos para a resolução
  • Como são absorvidas as lições aprendidas num processo de investigação

Alberto Santos
Regional Security Manager da DSM
Gerente Regional de Segurança – LatAm de DSM PRODUTOS NUTRICIONAIS
Formado em Administração de empresas pela UNIP com MBA em Gestão Estratégica em Segurança Empresarial pela Anhembi Morumbi. Atua em segurança desde 1986, com experiência de 24 anos em empresas no segmento farmacêutico, sendo sua atuação mais recente como Gerente Regional para Latina América pela DSM Produtos Nutricionais. Atuação em Segurança física, informações, logística, sistemas eletrônicos de segurança, segurança pessoal, segurança de produtos, entre outros.

16h30 – Coffee Break

16h50 – Investigação em Geral – Casos Práticos

  • Perdas por sinistros em geral
  • Perdas por roubo ou desvio de cargas
  • Definição sobre a linha de investigação a ser adotada
  • Interação entre órgãos internos e externos de investigação
  • Processos e condutas que inibem esta prática.
  • Resultados alcançados com as investigações apresentadas

Marcelo Albuquerque
Gerente de Segurança Corporativa da Cargill.
Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Especialista em Logística Empresarial pela Universidade Mackenzie. Especialista em Qualidade e Produtividade pela UFPR. Bacharel em Economia pela UFPR – UNIPAR. Advogado pela Universidade Tuiuti do Paraná e Oficial da Reserva do Exercito Brasileiro. Gerente de Segurança Corporativa e Risco em empresas de grande porte sendo responsável por Programas de Gestão de Risco, Continuidade de Negócios, Investigações, Segurança Eletrônica, Pessoal e Física. Atualmente é Gerente de Segurança Corporativa na Cargill e Professor de Logística Integrada na UNIFIEO – Centro Universitário FIEO.

18h00 – Encerramento