Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

INDICADORES DE DESEMPENHO PARA DEPARTAMENTO JURÍDICO

14 de maio de 2015

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
atendimento@internews.jor.br.

O Departamento Jurídico tem cada vez mais se destacado como um parceiro importante na construção do diferencial competitivo das empresas. A agilidade e a eficácia na prestação de serviços do departamento geram maior satisfação dos clientes (internos e externos), assim como minimizam perdas com ações judiciais que, algumas vezes, poderiam ser evitadas.

Para que um departamento jurídico seja realmente estratégico e voltado para resultados (financeiros ou de qualidade), os indicadores de desempenho são ferramentas altamente eficazes e necessárias. Apenas avaliando constantemente os resultados atuais, se é capaz de achar fragilidades nos processos, melhorar as competências existentes, conhecer como a empresa se relaciona com seus clientes e fortalecer a forma de gerir como um todo.

Participe deste Seminário InterNews que reúne experiências de 6 empresas de diferentes setores (Seguros, Mineração e Metalurgia, Infraestrutura Logística, Energia, Varejo para Construção e Saúde) sobre suas melhores práticas na utilização de indicadores de desempenho para o Departamento Jurídico. Veja como mensurar resultados. Saiba como medir riscos. Avalie a gestão estratégica de contencioso, gestão financeira e orçamentária do departamento. Utilize também indicadores de desempenho no monitoramento dos escritórios terceirizados. Veja como o Departamento Jurídico pode efetivamente ser mais estratégico e assertivo para os negócios da sua empresa.

Agenda

8h00 – Credenciamento

8h30 – Como definir os indicadores realmente relevantes para transformar o Departamento Jurídico numa área com alta performance e produtividade – foco em Resultado e Estratégia

Isabel Willig
Gerente Jurídica
YASUDA MARÍTIMA SEGUROS S.A.
Gerente Jurídica com 15 anos de experiência em contencioso e consultivo. Graduada pela PUC/RS, Pós-Graduação em Direito Empresarial pelo Mackenzie e MBA em Administração pela FIA/USP.

9h50 – Coffee Break

10h10 – Assegure a eficiência do departamento jurídico com a implantação e acompanhamento de indicadores mais assertivos na área de contratos

Walquiria N. E. Fávero
Gerente Jurídica da Área de Negócios
VOTORANTIM METAIS
Gerente Jurídica da Área de Negócios na Votorantim Metais. Especialista em Contratos pela PUC-SP, MBA em Gestão de Negócios, Comércio e Operações Internacionais pela FIA-Fundação Instituto de Administração, Master in International Management pelo I.A.E. de Grenoble Université Pierre-Mendès-France.

11h30 – Como desenvolver métricas e indicadores práticos para avaliar os serviços prestados por escritórios de advocacia e advogados externos

Ana Lélia de Lacerda Gimenes Tejeda
Ex-Coordenadora Jurídica de Contencioso e Consultivo
GRUPO ECORODOVIAS
MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. MBA em Gestão Estratégica de Departamento Jurídico e Escritório de Advocacia pela Escola Paulista de Direito. Foi gestora de Escritório de Advocacia de 2003 a 2013. Atuou como coordenadora jurídica de Contencioso e Consultivo do Centro de Serviço Compartilhado do Grupo Ecorodovias, até abril de 2015.

12h40 – Almoço

14h10 – Departamento Jurídico enquanto unidade estratégica de negócios – Melhorias obtidas com a utilização de Indicadores de Desempenho para a área jurídica

João Paulo Rodrigues
Gerente Jurídico
GRUPO NEOENERGIA S.A.
Pós-graduado em Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes. Foi professor de Direito Empresarial da Faculdade Apoio, da Bahia e de Direito do Consumidor da Faculdade Maurício de Nassau da Bahia. Professor Convidado de Direito Ambiental da FGV/RJ. Gerente Jurídico do Contencioso do Grupo Neoenergia (Rio de Janeiro, 2010 a 03/2014). Gerente Jurídico da Celpe (Pernambuco, 04/2014 até o momento).

15h20 – Indicadores na Gestão Estratégica do Contencioso com o objetivo de prevenir processos, reduzir perdas e preservar a imagem corporativa perante o cliente externo e interno

Luciana Andrade da Silva
Coordenadora Jurídica Contencioso
LEROY MERLIN BRASIL
Coordenadora Jurídica com 10 anos de experiência em contencioso e consultivo, sendo responsável pelas áreas Cível, Tributária, Criminal e Trabalhista. Especialista em Processo Cível, Tributário pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC e Processo Penal e Direito Penal pela Faculdade Damásio de Jesus.

16h30 – Coffee Break

16h50 – Gestão de Processos Trabalhistas: Como mensurar e reduzir o impacto das ações trabalhistas a médio prazo

Juliana Ruggiero
Gerente Jurídica
ABBOTT
Gerente Jurídica na Abbott Laboratórios do Brasil, empresa americana de cuidados para saúde, com forte presença nos mercados Pharma, Medical Diagnostics and Devices e Nutricional. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem pós-graduação em Contratos pela PUC SP e MBA em Direito Empresarial pela FGV e Universidade da California, em Irvine.

18h00 – Encerramento