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Capacitação, Contábil, Custos e Orçamentos, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Processos Corporativos, Realizados

Gestão Integrada de Orçamentos e Custos

27 e 28 de abril de 2015

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A Gestão Integrada de Orçamentos e Custos permite detectar e eliminar desperdícios e otimizar ações estratégicas para o controle de gastos. Ao adotar novas técnicas de planejamento orçamentário, como “zero base” e “beyond budgeting”, aliado a métodos de redução de custos, as empresas adquirem melhores condições para priorizar alocação de recursos, aumentar produtividade e lucratividade.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e implemente uma Gestão Integrada de Orçamentos e Custos que forneça informações seguras para melhor acompanhar o desempenho da empresa e para a tomada de decisões estratégicas relacionadas a eliminação de desperdícios, redução de custos, realocação de recursos, melhoria de processos e aumento de produtividade.

Trazer calculadora financeira (HP 12C ou HP 19BII)

Destaques do Programa

  • Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
  • Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário e pelo sistema de custos, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.
  • Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.
  • Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.
  • Discussão de todas as possibilidades de utilização do orçamento dentro do processo decisório da companhia.
  • Discussão dos principais conceitos relacionados a custos e os métodos de custeamento dos produtos e serviços.
  • Entendimento da validade das premissas do Custeio ABC, suas vantagens e desvantagens em relação aos demais métodos de custeio.
  • Compreender os elementos informacionais básicos para estruturação do sistema de custo para fins contábeis.
  • Implementar as integrações necessárias do sistema de custo adotado com os demais subsistemas gerenciais da empresa.
  • Identificar os elementos fundamentais para estruturação de uma política permanente de redução de custos.
  • Apresentação de um check-list para identificação dos pontos fracos do sistema de custos da sua empresa .

Instrutor

Clóvis Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP
Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP
Professor de Controladoria e Contabilidade da Universidade Metodista de Piracicaba
Já conduziu mais de 300 programas de treinamento
Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos
Autor de 15 livros, dentre eles: “Contabilidade Gerencial”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário” e “Controladoria Estratégica e Operacional”.

PROGRAMA

PARTE I – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO – FUNDAMENTOS

1 – CONCEITOS E OBJETIVOS

  • O que é orçamento
  • Orçamento e Contabilidade
  • Orçamento e o processo de criação de valor
  • Da Estratégia ao Orçamento
  • Responsabilidades pela condução do processo orçamentário

2 – ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional )

  • Cultura orçamentária
  • Modelos de condução do processo orçamentário
  • Estrutura do orçamento tradicional
  • Rolling Budget e Forecast
  • Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário

PARTE II – NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

3 – BEYOND BUDGETING

  • O que está além do orçamento
  • Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table
  • O que é proposto em lugar do orçamento

4 – ORÇAMENTO BASE ZERO

  • O que realmente significa
  • O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero
  • Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero
  • Exemplo

5 – ORÇAMENTO MATRICIAL

  • Como implantar um controle matricial
  • Onde vale a pena implantar este conceito
  • Vantagens e desvantagens
  • Definição das responsabilidades
  • Exemplo

6 – ORÇAMENTO, ESTRATÉGIA E BALANCED SCORECARD

  • O Balanced Scorecard combina com o orçamento?
  • O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?
  • Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional
  • Exemplo

PARTE III- ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO

7 – INFORMAÇÕES BASE

  • Construção de Cenários
  • Premissas Gerais e Específicas
  • Comportamento dos custos e receitas

8 – O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO

  • Métodos de previsão de vendas
  • Fatores limitantes
  • Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística
  • Exemplos numéricos

9 – DEMAIS ORÇAMENTOS

  • Orçamento de Materiais e Estoques
  • Orçamento de Despesas Departamentais
  • Orçamento de Investimentos e Financiamentos
  • Exemplos numéricos

10 – CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

  • Orçamento de Caixa
  • A dificuldade: projeção das receitas financeiras
  • Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis
  • A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário
  • Utilização do ferramental de simulação
  • Exemplos numéricos

PARTE IV – CUSTOS – FUNDAMENTOS

11 – CONCEITOS E VISÃO GERAL

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
  • Exemplo

12 – MÉTODOS DE CUSTEIO: A ESCOLHA DO MODELO DECISÓRIO

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • Custeio Integral e RKW
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Exemplos numéricos

13 – CUSTOS PARA FINS LEGAIS E FISCAIS

  • Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
  • O sistema de custos e o ERP
  • Contabilização
  • Exemplos

14 – ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

  • Acumulação por Processo
  • Acumulação por Ordem
  • Acumulação por Objetos ou Entidades de Custo
  • Exemplos numéricos

PARTE V – CUSTOS – GESTÃO

15 – CUSTO PADRÃO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES

  • O que é e para que serve: validade atual
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
  • Análise das variações: a real necessidade
  • Exemplos numéricos

16 – PREÇOS DE VENDA: FORMAÇÃO E GESTÃO

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário
  • Formação estratégica de preços
  • Custo meta: o que é e como calcular
  • Utilização de simulação para formar preços de venda
  • Exemplos numéricos

17 – PRINCIPAIS MODELOS DE ANÁLISE DE CUSTOS

  • Conceitos necessários
  • Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
  • Análise de Rentabilidade de Produtos
  • Inflação da empresa: o que é, para que serve.

18 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

  • O que é e como conduzir uma Política de Redução de Custos
  • Modelos existentes e modelo proposto
  • Gestão dos recursos
  • Exemplos numéricos

19 – ROTEIRO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE MELHORIA DO SISTEMA DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

  • Questionário de perguntas
  • Identificação dos pontos fracos
  • Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo