Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Otimização do Processo de Pesquisa e Segmentação de Mercado aplicado à Inteligência Competitiva

1 e 2 de dezembro de 2014

A Inteligência Competitiva tornou-se fundamental no processo de tomada de decisões corporativas. A qualidade das recomendações de inteligência depende das técnicas de pesquisa e segmentação adotadas. Recomendações pertinentes requerem a realização de pesquisas que determinem com rigor a realidade que esteja sendo monitorada.

As pesquisas alimentam o ciclo de Inteligência e auxiliam a empresa na geração e sustentação de vantagens competitivas. É necessário escolher tipos e métodos de pesquisas adequados, integrar o processo de pesquisa ao ciclo de Inteligência da empresa, ter a coleta de dados de forma prática e funcional, aplicar técnicas analíticas para gerar recomendações e comunicar eficientemente os resultados da pesquisa aos participantes do processo de tomada de decisões.

Participe deste evento de Capacitação InterNews e saiba como implementar processos e ferramentas de pesquisa de mercado e de inteligência que possam gerar recomendações eficazes à tomada de decisões estratégicas e táticas em sua empresa.

INSTRUTORA

Armelle Decaup

DEFÍ Intelligence

Fundadora da DEFÍ Inteligence, consultoria para empresas de diversos portes e setores (petroquímica, farmacêutico, telecomunicações, manufatura, tecnologia, bens de consumo, serviços financeiros, entre outras) para a implantação e otimização de práticas de Inteligência Competitiva, pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência de 15 anos em Inteligência Competitiva, Marketing, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Econometria e Comunicação nos EUA, Europa e América Latina em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand, Sawtek. Mestre em economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

PROGRAMA

1. Conceitos e fundamentos da Pesquisa de Mercado

  • A função da pesquisa na tomada de decisões executivas
  • Definições e conceitos-chave
  • Classificação dos modelos de pesquisa de mercado
  • O papel da pesquisa e da segmentação no Sistema de Inteligência de Mercado (SIM)
  • Aplicações da pesquisa de mercado

2. Processo e Técnicas de Pesquisa de Mercado

  • Criação de um projeto de pesquisa:
    • Origem do problema de pesquisa no SIM
    • Definição de uma abordagem
  • Processo de pesquisa:
    • Formulação da problemática
    • Planejamento da pesquisa
    • Execução da pesquisa
    • Compilação dos dados
    • Análise dos dados
    • Comunicação dos resultados
  • Tipos de pesquisa: objetivos, características e métodos
    • Pesquisa exploratória
  • Pesquisas conclusivas:
    • Pesquisa descritiva
    • Pesquisa causal

3. Coleta de Dados

  • Natureza dos dados
  • Tipos de coleta
    • Dados secundários e bancos de dados: vantagens e limitações
    • Pesquisa qualitativa:
      • A natureza da pesquisa qualitativa
      • Metodologias da pesquisa qualitativa
    • Pesquisa por survey:
      • Tipos e métodos de surveys
      • Tipos de erros da pesquisa por survey
    • Dados primários:
      • Por observação
      • Por experimentação
  • Desenvolvimento e aspectos chaves de um plano de amostragem
  • Elaboração de escalas e questionários
  • Estruturação da coleta:
    • Parametrização
    • Escolha das fontes ideais e alternativas
    • Avaliação da qualidade das fontes
  • Gerenciamento da informação com sistemas complementares ao SIM

4. Análise das Informações

  • O processo de transformação das informações em Inteligência
  • Modelos analíticos qualitativos e quantitativos
  • Procedimento de análise de dados
    • Validação e edição
    • Codificação
    • Transcrição
    • Limpeza de dados
    • Tabulação e análise estatística
    • Interpretação e recomendações estratégicas
  • Tipos de análise:
    • Descritivos
    • Inferenciais
  • Exemplos e aplicação de técnicas analíticas

5. Disseminação e Uso dos Resultados de Pesquisa

  • Diretrizes para a criação de relatórios de pesquisa
  • Apresentação gráfica dos resultados
  • Apresentação pessoal e pela Internet
  • Follow-up da pesquisa
  • Utilização eficaz das informações de pesquisa
  • Gerenciamento do processo de pesquisa
  • Noção de ética na pesquisa