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Capacitação, Realizados

Apuração da Rentabilidade dos Negócios Integrada com Performance Corporativa em Bancos

19 e 20 de março de 2015

As informações de performance de resultados gerenciais são de fundamental importância para uma instituição financeira atingir os seus objetivos de retorno. Nesse contexto, os conceitos e os critérios aplicados na apuração de resultados gerenciais devem ser bem compreendidos. Alguns desafios precisam ser resolvidos: É necessário haver consistência no modelo de mensuração dos resultados entre áreas de negócios, mesas de operações e capital institucional. Os procedimentos de apuração no sistema gerencial devem estar alinhados com os demonstrativos contábeis. Os critérios de cálculos precisam ser coerentes e possuírem clareza de entendimento.

O processo de apuração de resultados gerenciais implantado em um banco tem os seguintes objetivos: a medição da contribuição gerada pelos gestores de negócios no resultado; a rentabilidade de produtos, clientes e unidades; a possibilidade de alinhamento dos planos de ações com o maior incentivo em resultados  e, principalmente, a compreensão pela administração  dos fatores de originação e composição do resultado final do banco.

A metodologia de apuração de resultados gerenciais em bancos deve partir da definição da modelagem de precificação interna dos recursos no gerenciamento do “caixa central” na Tesouraria, conhecido como FTP – funds transfer pricing, considerando a intermediação entre a geração de funding versus as alocações de recursos em ativos de créditos, títulos e aplicações. Adicionalmente, a medição da contribuição dos negócios deve considerar modelo de rateio interno dos custos da estrutura e a alocação gerencial do capital econômico.

Participe deste evento de Capacitação InterNews para compreender melhor os conceitos, critérios e a utilização prática de processos de geração de informações para apuração dos resultados gerenciais em bancos. Será utilizada uma base simplificada e simulada de operações e de um balanço para subsidiar esta compreensão. Saiba mensurar e avaliar a contribuição das Áreas Comerciais, da Tesouraria e do Capital na formação do resultado corporativo do banco. Adquira uma visão matricial entre gerencial x contábil.

Instrutor

José do Socorro Assis

Economista, Pós-Graduado em Finanças/Contabilidade e MBA em Gestão Empresarial, trabalhou 27 anos no Unibanco e no Banco Fibra, exercendo cargos de Superintendente nas áreas de Planejamento e Controladoria. É sócio-diretor da JDSA Consultoria, especializado em 1) avaliação gerencial de resultados de bancos : negócios, unidades, produtos, clientes, posições de Tesouraria, eventos no Institucional, bem a consolidação entre gerencial x contábil e 2) informações para Gestão dos Ativos e Passivos (ALM), considerando metodologias de precificação interna, gerenciamento da liquidez, precificação do funding, montagem das posições de Tesouraria e organização do ALCO.

PROGRAMA

1. Estrutura e Modelos

1.1. O papel do Sistema Gerencial no Banco

1.2. Estrutura de Unidades de Resultado

1.3. Modelo de Transferência Interna de Recursos – FTP

2. Resultado Gerencial das Áreas Comerciais

2.1. Os negócios e o MIS no Varejo/Atacado

2.2. Critério de Apuração do Spread Financeiro

2.3. Apuração da Margem Financeira no Varejo/Atacado

2.4. Os custos de Vencidos e Despesas de PDD

2.5. Alocação dos Custos Administrativos no Negócios

2.6. Apuração da Contribuição dos Negócios no Resultado

2.7. Montagem parcial dos Balanços Contábil e Gerencial

3. Resultado Gerencial da Tesouraria

3.1. Estrutura dos Negócios, Livros e o MIS

3.2. Definições da Carteira, Hedge, Exposição e Custo Captações

3.3. Apuração da Margem Financeira e Resultado Operacional

4. Resultado Gerencial do Institucional

4.1. Formação do Capital Líquido em Caixa

4.1. Apuração do Resultado do Institucional

5. Resultado Consolidado e Análise Corporativa

5.1. Resultado Consolidado: Negócios e Institucional

5.2. Visão matricial do Resultado: Contábil x Gerencial

5.3. Alocação Gerencial do Capital aos Negócios

5.4. Análise de Indicadores das Unidades e Corporativos

5.5. Visão Geral do Sistema Gerencial