Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Análise de Cenários: Técnicas e ferramentas analíticas destinada ao gerenciamento de incertezas

com Armelle Decaup

15 e 16 de setembro de 2014

Analisar o mercado de forma acertiva nas tomadas de decisões é uma tarefa bastante desafiadora. Capacitar os profissionais para atuarem em inteligência, se munindo de ferramentas analíticas para o gerenciamento de incertezas, permite as companhias uma visão macro ambiental, maior eficiência para interpretar o cenário e competitividade.

Desenvolva uma visão sistêmica de cenários de incerteza que possam impactar o negócio, tornando a empresa apta a tirar proveito de oportunidades e a fazer frente aos riscos.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews, com Armelle Decaup, uma das mais renomadas profissionais em Inteligência de Mercado, e conheça a metodologia estruturante de projetos assim como as técnicas analíticas, a fim de garantir à empresa um fluxo contínuo de insumos que apoie a tomada de decisão executiva frente a múltiplos possíveis cenários.

Destaques do programa

  • Pensar de forma sistêmica sobre as evoluções de incertezas ambientais que possam impactar a empresa;
  • Analisar cenários pertinentes para as áreas e entender o seu contexto na empresa como um todo;
  • Pensar em novas formas de atuação e possibilidades para cada cenário analisado, considerando todas as variáveis envolvidas;
  • Identificar pontos fortes e remediar a obstáculos da empresa no que se refere à habilidade de analisar cenários e enxergar sistemicamente;
  • Ajudar a organização a tirar proveito de oportunidades e a mitigar riscos.

Instrutora

Armelle Decaup

Possui experiência de 19 anos de em inteligência Competitiva, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Marketing e Comunicação, nos EUA, Europa e América latina, em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Fundadora da DEFÍ Intelligence. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV, Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

PROGRAMA

Módulo I – Os pilares da abordagem de Cenários: diagnóstico – prognóstico – estratégia

  • Potenciais usos da Análise de Cenários
  • Gerando um contexto favorável e integrado para a captação de sinais de incerteza e para a Análise de Cenários
  • Planejamento técnico necessário para a Análise de Cenários
  • Triagem de grandes quantidades de informações para detectar tendências e incertezas emergentes
  • Diagnóstico através do monitoramento dos componentes dos micro e marco ambientes externos da empresa
  • Definição das opções de ações para atuar frente a cada eventualidade
  • Menção das melhores práticas e noção de Early Warning

Módulo II – Estrutura para avaliar incertezas ambientais

  • Complexidade ambiental versus mudança ambiental
  • Sensitivity analysis
  • Contingency planning
  • COCD Ideas Matrix
  • Mapeamento de drivers, tendências e incertezas
  • Criação de um Radar de Sinais de Incerteza

Módulo III – Metodologia analítica de Cenários

  • Mapeamento de hipóteses alternativas quanto às possíveis evoluções dos sinais de incerteza captados
  • Entendimento das variáveis que podem afetar o alcance dos resultados esperados pela empresa
  • Determinação da probabilidade de acontecimento e do impacto de cada cenário sobre o negócio
  • Desenho e teste de opções
  • Estabelecimento da correlação entre cenários e opções de ações

Módulo IV – Organização e condução de uma Dinâmica de Cenários na prática

  • Brainstorming e brainwriting
  • Definição da agenda das sessões da dinâmica
  • Criação do quadro de temas relevantes, incertezas críticas, impactos inevitáveis e impactos incertos
  • Captação e posicionamento de elementos micro e macro ambientais no Radar de Sinais
  • Mapeamento dos eixos e cenários
  • Elaboração das opções táticas e estratégicas
  • Análise de correlação
  • Aspectos comportamentais não-negligenciáveis
  • Usando criatividade no processo de Análise de Cenários