Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Normas e Práticas Contábeis Internacionais e Brasileiras, Regulatórias do BACEN para INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

25 e 26 de fevereiro de 2014

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.

A adoção dos padrões internacionais de contabilidade elevou a qualidade e a transparência das informações contábeis, facilitando, inclusive, o acesso das instituições do sistema financeiro nacional aos mercados financeiros e de capitais internacionais. Os custos de captação nesses mercados tendem a cair em função da comparabilidade das demonstrações contábeis com a utilização do padrão internacional. Porém a elaboração e conclusão das demonstrações financeiras têm sido uma tarefa bastante desafiadora até para os mais experientes contadores.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e saiba como aplicar as normas contábeis internacionais e brasileiras e do COSIF (Plano Contábil das Instituições Financeiras) que tratam de algumas práticas financeiras como: instrumentos financeiros; valor justo, impairment, operações de crédito, câmbio e captações. Conheça em detalhes as notas explicativas, garantindo maior segurança na elaboração e conclusão das demonstrações contábeis.

Instrutores

Fábio Lira

Pós-graduado em Contabilidade e Controladoria pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Contador Formado pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Desenvolveu a função de Auditor, Consultor e Perito de Empresas, bem como Empresário de Contabilidade com atuação em todo o Brasil.  Sócio Fundador da Big Consultoria Ltda. Sócio Fundador da Escola de Negócios da Paraíba Ltda (ENP). Foi Professor do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Sociedade de ensino Superior da Paraíba(IESP), Faculdade Luiz Mendes (Lumen), FACET, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atualmente é professor dedicação exclusiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Centro de Ensino de Alunos de Pós-Graduação (CEAP). Professor de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Instrutor de diversos eventos contábeis promovidos por instituições de ensino públicas e privadas, entidades de classe e empresas, tais como: Bando do Nordeste, SESCOOP/DF, SESCOOP/PB, Unicred, UNEAL/AL, IESP/PB, SALESIANO/PE, UNIMED, ANIMUS/PB, ENP/PB, Cincera S/A, IPELSA S/A, CORREIOS, dentre outros.

Joubert da Silva Jerônimo Leite

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo UNIFECAP, de São Paulo; Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas; Vice-Presidente da “BR Audit & Consulting”; Diretor Executivo da “Ápice Auditoria, Consultoria e Contabilidade”; Sócio-Fundador, Diretor Acadêmico e Professor Titular da Escola de Negócios da Paraíba (ENP); Especialista em auditoria, consultoria e perícia com trabalhos focados em Contabilidade Societária (IFRS, US GAAP e BR GAAP) Finanças e Controladoria, com mais de 16 anos de experiência atuando em empresas como: Petrobras (Brasil), Klabin (Brasil), Chem-Trend (Estados Unidos), Saint-Gobain (França), Serasa Experian (Irlanda), RR do Brasil (Itália), Reckitt Benckiser (Reino Unido), dentre outras; Consultor Global Certificado; Professor Titular do MBA em Contabilidade Internacional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Professor do MBA em Finanças e Controladoria da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Consultor e Instrutor de cursos e treinamentos empresariais sobre Contabilidade Internacional, Controladoria e Finanças promovidos em todo o Brasil, conduzindo mais de 280 treinamentos; Autor do Livro “Manual de Contabilidade Societária e Regulatória Aplicável a Entidades do Setor Elétrico”, Editora Cengage Learning, São Paulo, 2012; Coautor do Livro “Manual de Contabilidade Internacional: IFRS, US GAAP e BR GAAP – Teoria e Prática”, Editora Cengage Learning, São Paulo, 2011; Coautor do livro “Estratégia Organizacional”, Akademika Editora, Campinas, 2006; Coautor do livro “Tópicos Avançados em Finanças no Brasil”, Alínea Editora, Campinas, 2005.

PROGRAMA

Módulo I – Situação atual das normas contábeis brasileiras, internacionais e regulatórias aplicáveis as Instituições Financeiras

Módulo II – Operações de crédito

Módulo III – Câmbio

  • Principais características dos produtos e sua contabilização

Módulo IV – Captações

Módulo V – Mensuração e reconhecimento do valor justo de ativos e passivos

Módulo VI – Redução ao valor recuperável de ativos (Impairment)

Módulo VII – Instrumentos financeiros

  • Mensuração
  • Reconhecimento
  • Divulgação

Módulo VIII – Circular 3068/2001 do Banco Central

  • Títulos e valores mobiliários

Módulo IX – Circular 3082/2002 do Banco Central

  • Derivativos

Módulo X – Divulgação de informações em Notas Explicativas

Módulo XI – Estudos de casos