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Saúde mental no trabalho

23 de outubro de 2013

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A expressiva mudança da sociedade passou a exigir uma grande capacidade de adaptação física, mental e social. Competitividade, pressão para obter resultados, acúmulo de informações e tarefas decorrente das expectativas de um mundo globalizado, escassez de tempo para o lazer, entre outros fatores, pautam a dinâmica existencial da modernidade e trazem consequências. Viver estressado, por exemplo, passou a ser uma condição do homem moderno.

O estresse é um fator de risco no trabalho e exerce influência direta no desempenho profissional e na produtividade. O esgotamento crônico tende a desencadear problemas psicossociais intensos.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde (2001), os Transtornos Mentais ocupam a terceira posição entre as causas de concessão de benefícios previdenciários como auxílio-doença, afastamento do trabalho por mais de 15 dias e aposentadorias por invalidez.

Entre 1998 e 2002, 1,82 bilhões de reais, em benefícios, foram concedidos para trabalhadores com problemas ligados à Saúde Mental, tais como: síndrome de Burnout, estresse, esquizofrenia e alcoolismo.

Participe deste Seminário InterNews e saiba desenvolver um programa de prevenção em  Saúde Mental em sua empresa. Conheça os tipos, os mecanismos e os sintomas dos principais distúrbios causados pelo estresse que interferem no ambiente de trabalho e afetam a produtividade. Entenda a legislação, índices e pesquisas acerca das licenças médicas decorrentes de distúrbios geradores de estresse e, ainda, conheça cases de sucesso de corporações que possuem estratégias de gestão e programas de prevenção em saúde mental.

PROGRAMAÇÃO

8h30: Credenciamento

9h00: A relação do estresse com o “locus” laborativo

  • Como a saúde mental pode interferir no ambiente de trabalho e também contribuir para o adoecimento
  • A identificação dos sintomas físicos e psicológicos:
    • Síndrome da Fadiga Crônica: fadiga acumulada acompanhada de distúrbio do sono, cansaço, irritabilidade e desânimo
    • Síndrome Paranóide: fortes sentimentos de insegurança gerados por situações de pressão
    • Síndrome do Esgotamento Profissional – Burnout: estresse ou desgaste profissional que se caracteriza por exaustão emocional
  • De que maneira a psicologia positiva pode trabalhar com as equipes e com as pessoas para que possam produzir melhor e com melhores resultados, Identificando valores, alcançando metas, capacidade de realização, metas diárias, estilos motivacionais, a motivação nas organizações.

Mônica Portella – Psicóloga clínica e Coaching Organizacional. Consultora na área de qualidade de vida, psicologia positiva, controle do estresse, comunicação não verbal e verbal, tendo entre seus clientes organizações como Petrobras, Marinha do Brasil, Gueli entre outras.

10h00 – Coffee Break

10h20 – Programa de identificação e dinâmica do estresse 

  • Pesquisa de campo (Incor)
  • Levantamento de eventos significativos
  • Ferramenta para lidar com os eventos estressores
  • Como compreender o estresse relacionado à:
    • Família
    • Ambiente social
    • Trabalho
  • Atitudes diante das situações de estresse:
    • Imediata
    • Futura
    • Adaptação

Maria da Graça Amorim da Hora – Psicanalista e psicóloga clínica com especialização em Psicologia Hospitalar – Cardiologia no INCOR. Autora da pesquisa: “Para a doença das artérias coronárias, o estresse é um fator isolado?” Especializada em Psicossomática  e técnicas de relaxamento.

Mohandas Lima da Hora – Economista, executivo das áreas de TI/Telecom. Atuou nas empresas IBM, ITEC, NeoGRID, Grupo InterCompany e ExpressIT.        Especialização em marketing pela Madia Marketing School, pós-graduado em Consultor de Internet pela FASP. Certificado em Business Continuity pelo Disaster Recovery  Institute of Canadá, praticante e monitor da técnica de relaxamento e Treinamento Autógeno.

11h30: Práticas que ajudam a minimizar o estresse

  • Conceito de produtividade
  • Criação de estratégias para uma melhor produtividade
  • Avaliação da cultura da empresa e seus programas motivacionais
  • QVT – Qualidade de vida no trabalho
  • Promoção da saúde em programas motivacionais

Silvia Marques – Integra a diretoria da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) e é proprietária e diretora técnico comercial da Silabor Ginástica Laboral & Promoção da Saúde que tem em suas carteira de clientes grandes empresas como: Drogasil, Nielsen, Cavalera, Porte Construtora, Demarchi, Demarest & Almeida Advogados, Catho, Teletrim, GE, UAB Motors, MWCann, entre outras.

Denise Camargo – Psicóloga com atuação em Consultorias, Recursos Humanos, Outplacement, Replacement e Headhunting. Atua em processos de seleção, coordenação de equipes de RH, avaliação de potencial e pesquisas de mercado. Consultoria em RH e atendimentos clínicos, individuais e em grupo.

12h40: Almoço

14h00: Legislação e estatísticas acerca dos transtornos mentais

  • Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho (Portaria / MS 1330/1999)
  • Nexo Técnico Epidemiológico – NTEP e novas responsabilidades para o RH das empresas
  • Gestão de Afastamentos do trabalho, impugnação de benefícios previdenciários, impactos no contrato de trabalho, estabilidades e restrições à rescisão de afastados
  •  A posição da Justiça do Trabalho: A Súmula 443 do TST sobre dispensa discriminatória de empregados portadores de doença grave.

Nadia Demoliner Lacerda – advogada, especialista em direito empresarial, mestre e doutoranda em direito do trabalho, autora do livro Segurança e saúde do trabalhador, para onde vamos? LTr, 2011, coordenadora do departamento trabalhista de Mundie e Advogados.

15h10: Gestão de pessoas e ambiente de trabalho

  • Cases de sucesso de empresas que possuem estratégias e ambiente de trabalho diferenciado (como Google, por exemplo)
  • Políticas de gestão de pessoa de referência

Tatiane Tiemi – Diretora de Relacionamento no Great Place to Work. Administradora de Empresas pela Universidade Mackenzie e Pós-Graduada pela FIA em Inteligência de Mercado

16h20: Coffee Break

16h40: Estratégias motivacionais aplicadas nas organizações

  • Treinamento em habilidades:
    • O equilíbrio entre as aptidões individuais do ponto de vista social, emocional, mental e físico
    • Desenvolvimento dos próprios talentos, habilidades e potencialidades
  • Dinâmicas de grupo
    • Coerência entre os pensamentos, as ações e os resultados desejados
    • Autoconhecimento e autoconfiança no caminho da valorização da vida pessoal e profissional
  • Capital intelectual e capital psicológico positivo
    • O papel das emoções como fator determinante na saúde e na qualidade de vida
    • Adaptação às mudanças

Eduardo Shinyashiki – Consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das competências de lideranças e preparação de equipes

18h00: Encerramento