Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Os Entraves à Retomada Econômica

26 de abril de 2013

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.

Já faz algum tempo que o crescimento econômico brasileiro tem se mantido muito abaixo das expectativas, tanto do governo quanto do setor privado. A decepção começou em 2010 e continua desde então. A última aposta foi frustrada no quarto trimestre de 2012, quando se esperava o início de uma vigorosa retomada econômica.

O Brasil voltou ao crescimento anêmico. Para você que participa do processo de decisões estratégicas corporativas, é importante indagar até quando o Brasil estará crescendo abaixo do seu potencial. Estamos diante de dificuldades conjunturais ou os nossos desafios são estruturais e de solução apenas no longo prazo?

Paradoxalmente, o governo nos três últimos anos tem adotado medidas que deveriam ter acelerado o crescimento, tais como redução das taxas de juros, expansão do crédito, desoneração fiscal e desvalorização cambial. Mas a economia segue cada vez mais estagnada. A indústria continua em recessão e a taxa de investimentos segue em declínio. Por sua vez, os gastos correntes do governo permanecem ascendentes, inibindo a sua capacidade de investir.

Há consenso de que estamos diante de um problema de oferta, que torna-se insuficiente para atender a demanda. Isso pode elevar a inflação a novos patamares.

Participe deste Seminário InterNews para melhor dimensionar a natureza do anêmico crescimento econômico e do aumento da inflação.

O momento é adequado para decisões de investimentos?

Há risco da inflação exceder os 6,5%, que é o limite superior da meta do BC?

Quais seriam as consequências de uma eventual elevação das taxas básicas de juros?

Há condições estruturais para o Brasil crescer acima de 3,5% de maneira sustentada nos próximos anos?

O pior da crise econômica internacional já passou?

Participe deste Seminário InterNews para melhor nortear as suas decisões empresariais.

Conferencistas

Armando Castelar

Coordenador de Economia Aplicada do IBRE/FGV-RJ e professor do Instituto de Economia da UFRJ. Foi analista da Gávea Investimentos, pesquisador do IPEA e chefe do Departamento Econômico do BNDES. Foi professor de pós-graduação da PUC-Rio e da EPGE da FGV-RJ. Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e mestre em Estatística pelo IMPA.

Yoshiaki Nakano

Diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV. Foi Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e consultor do Banco Mundial. 

Michal Gartenkraut

Sócio da Rosenberg & Associados, PhD em Sistemas Econômicos pela Universidade de Stanford. Foi reitor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, secretário geral do Ministério do Planejamento e presidente do IPEA

Antônio Correa de Lacerda

Professor-doutor do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política
da PUC-SP e professor convidado da Fundação Dom Cabral. Consultor de
empresas,  membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp e do Conselho de
Política Econômica da CNI. Ex-presidente do Cofecon e da Sobeet. Doutor em
Economia pela Unicamp.